Trânsito no Centro de Porto Alegre deve ser normalizado nesta quinta, segundo EPTC

Trânsito no Centro de Porto Alegre deve ser normalizado nesta quinta, segundo EPTC

Transporte coletivo e caminhões têm preferência para trafegar no Túnel da Conceição

Luciamem Winck / Correio do Povo

Obras provocaram lentidão no trânsito na região central na manhã desta quarta

publicidade

Depois do feriadão de Nossa Senhora Aparecida, o Túnel da Conceição, em Porto Alegre, enfrentou nesta quarta-feira o primeiro grande teste em razão do bloqueio de duas das quatro faixas em cada um dos sentidos. No começo da manhã houve registro de lentidão no sentido Centro-bairro por conta dos congestionamentos que atingiram as ruas Sarmento Leite e Vasco da Gama e a avenida Independência, nas proximidades do Complexo Hospitalar Santa Casa. Cerca de 100 agentes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) orientaram os motoristas quanto à necessidade de utilização das rotas alternativas. “O ideal seria que os condutores utilizassem as rotas alternativas”, salientou o gerente de Fiscalização da EPTC, Carlos Pires.

Os agentes projetam que até quinta a situação esteja normalizada, apesar das restrições impostas pela revitalização do Túnel da Conceição. “Este, certamente, será o dia mais crítico. Efetuamos ajustes em tempos de semáforos”, assinalou Pires. Ele lembrou que a preferência na área do túnel será para o transporte coletivo e tráfego de caminhões. No entanto, ainda havia circulação de muitos automóveis e motocicletas nesta quarta-feira. “Se houver necessidade, redirecionaremos a circulação de carros, no sentido bairro-Centro, para a rua Garibaldi e para a avenida Loureiro da Silva”, enfatizou.

O tráfego foi mais intenso nas ruas que fazem parte das vias alternativas, como a Ramiro Barcellos e a Irmão José Otão. Os motoristas que trafegavam pela Barros Cassal, na direção da Osvaldo Aranha, enfrentaram dificuldade para ingressar à direita na Vasco da Gama, devido ao congestionamento provocado por um semáforo implantado na saída do túnel, no sentido Centro-bairro.

Os agentes fazem um apelo para que os motoristas evitem estacionar nas ruas Santo Antônio e Garibaldi, a fim de evitar estreitamento de pista e, por consequência, a lentidão nos horários de pico. Por volta das 8h, uma pane deixou em amarelo-piscante o semáforo existente no cruzamento da Garibaldi com o Largo Vespasiano Veppo. "Apesar dos pequenos transtornos, foi satisfatório o primeiro dia útil após o fechamento parcial dos dois sentidos do túnel”, afirmou Pires.

A reforma do Túnel da Conceição, que vai durar 18 meses, é a primeira grande intervenção no local, desde a inauguração, em 1972. Após 38 anos de uso, a estrutura apresenta infiltrações, pontos de armadura expostos e corroídos, trincas no forro, paredes e muros, rompimento de concreto e pavimento desgastado. O túnel será recuperado a um custo de R$ 2,65 milhões. A reforma pretende prolongar a vida útil do túnel por mais 30 anos.


Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895