Tragédia ocorreu no Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

Tragédia ocorreu no Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

Em Santa Maria 235 jovens morreram, a maioria por asfixia

Correio do Povo

Homem lê os nomes na parede de vítimas, no Museu do Holocausto, na Hungria

publicidade

O incêndio na boate Kiss – maior tragédia da história do Rio Grande do Sul e um dos mais trágicos episódios relacionados a sinistros no Brasil – ocorreu no Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto: 27 de janeiro. Além da coincidência das datas, em ambos os casos as vítimas morreram por asfixia. 

Evidentemente, o Holocausto foi um extermínio deliberado de vidas humanas e aos milhares, mas a tragédia de Santa Maria também chocou o mundo pela forma como as vítimas morreram – numa espécie de câmara de gás. Se no caso do nazismo, os mortos tinham em comum o fato de serem judeus, no episódio gaúcho o fator comum é que todos eram jovens, a maioria estudantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Nessa quarta-feira, a presidente Dilma Rousseff participou de cerimônia em homenagem à data e, em discurso, disse que o Brasil também enfrentou momentos difíceis com os 300 anos escravidão e os períodos de ditadura. Dilma Rousseff encerrou o evento citando o poeta alemão Martin Niemöller. "Quando os nazistas levaram os comunistas, eu calei-me, porque, afinal, eu não era comunista. Quando eles prenderam os sociais-democratas, eu calei-me, porque, afinal, eu não era social-democrata. Quando eles levaram os sindicalistas, eu não protestei, porque, afinal, eu não era sindicalista. Quando levaram os judeus, eu não protestei, porque, afinal, eu não era judeu. Quando eles me levaram, não havia mais quem protestasse".

A data marca a libertação do campo de extermínio de Auschwitz, na Polônia, pelas tropas soviéticas em 27 de janeiro de 1945. No local, mais de 1,5 milhão de pessoas morreram. A homenagem foi instaurada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para incentivar a educação sobre a história do Holocausto e para ajudar a prevenir atos de genocídio.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895