Geral

Trens têm passe livre nas novas estações de São Leopoldo e Novo Hamburgo

Operação comercial deve começar oficialmente na próxima semana

Neste final de semana, as recém inauguradas estações Rio dos Sinos, em São Leopoldo, e Santo Afonso, em Novo Hamburgo, da Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb) seguem operando gratuitamente. Neste sábado e domingo, o horário foi ampliado e o funcionamento ocorre das 8h às 18h, com intervalo de 15 minutos. A empresa ainda deve divulgar a data de operação comercial definitiva, mas a expectativa da direção é de que seja na semana que vem.

As duas novas estações do metrô de superfície começaram a operar na última terça-feira. Com as novas áreas, a expectativa é de que cerca de 30 mil usuários se somem à demanda do sistema, passando de 170 mil para 200 mil passageiros por dia. A previsão é de que mais três estações em Novo Hamburgo – Industrial, Fnac e Novo Hamburgo – fiquem prontas até o fim do ano, chegando ao centro da cidade.

Novas estações possuem bicicletário gratuito e áreas de acessibilidade

As novas estações da Trensurb diferem das demais por abrigarem bicicletário coberto e gratuito para os passageiros do trem. Além disso, as plataformas possuem paredes laterais com material mais resistente auxiliando na luminosidade do local e na economia de energia elétrica.

Os usuários com necessidades especiais também são beneficiados: há rampas de acesso e elevadores para cadeiras de rodas. Já os deficientes visuais poderão se orientar por meio de sinalização e piso em alto relevo. O governo federal investiu cerca de R$ 1 bilhão no projeto de expansão da linha.

Bookmark and Share