Trensurb lança programa para escolas

Trensurb lança programa para escolas

Iniciativa é direcionada às instituições com interesse em conhecer funcionamento dos trens

Mauren Xavier/Correio do Povo

Trensurb lança programa para escolas

publicidade

Com a expansão da linha no Vale dos Sinos, a Trensurb lançou nesta quinta-feira, na estação São Leopoldo, o programa Futuro Usuário. A iniciativa é direcionada às escolas e instituições que tenham interesse em conhecer de perto o funcionamento do sistema metroviário. O foco do projeto neste ano são os moradores de Novo Hamburgo, devido às obras de construção de uma estação na cidade.

A primeira escola a participar do programa foi a de Ensino Fundamental Arnaldo Grin. Cerca de 30 alunos da 4ª série do ensino fundamental fizeram o passeio que começou em São Leopoldo e terminou na estação do Aeroporto, em Porto Alegre. Acompanhados pelo boneco da empresa chamado de “Zurbinho”, os alunos puderam esclarecer dúvidas sobre o funcionamento do trem.

Segundo a professora Daniela dos Santos, como as obras da extensão do metrô até Novo Hamburgo estão avançadas, o assunto começou a ser abordado em sala de aula no ano passado. “Queríamos explicar o impacto dessa obra e os benefícios para o futuro”, explicou ela, lembrando que a estação em obras passa em frente à escola.

Segundo o secretário municipal de educação de Novo Hamburgo, Adelmar Carabajal, essa é uma oportunidade de preparar os estudantes a utilizarem o trem e também a conhecerem melhor a região em que vivem. “A nova estação permitirá viagens a Porto Alegre e Canoas, por exemplo, com mais facilidade e rapidez, se tornando uma novidade para muitos”, ressaltou ele, durante a cerimônia.

A Trensurb desenvolve desde a sua fundação, há 25 anos, projetos de esclarecimentos junto à comunidade. Apenas no ano passado milhares de crianças da região do Vale dos Sinos participaram dos programas educativos. "Buscamos melhorar a relação com a comunidade, principalmente, devido ao impacto que o trem causa na vida da população quando uma nova estação é aberta”, explicou o chefe do setor de Relações Comunitárias, Claudio Gilberto Carvalho.
 
Ele destacou ainda que o foco é ensinar as crianças para que se tornem multiplicadores nas suas famílias. “Eles, provavelmente, serão os nossos futuros usuários e precisamos estimular a conhecerem melhor esse meio de transporte, inclusive levando essas informações aos seus pais”, afirmou.

Para o gerente de operações da Trensurb, Rubens Pazin, é importante que os alunos conheçam as vantagens do trem, como a agilidade nas viagens entre municípios e os custos mais acessíveis. “É um transporte de grande proporções e que acaba estimulando o desenvolvimento nas cidades”, afirmou o gerente.

Além do passeio, os alunos conheceram as normas de segurança no trem e como andar nas plataformas de embarque e desembarque. Elas visitaram o setor de manutenção e o Centro de Controle Operacional, além dos vagões dos trens.

As escolas e instituições interessadas podem participar do projeto pelo telefone (51) 3363-8186. As visitas ocorrem nas terças e quintas-feiras nos horários 9h30min às 11h30min e das 14h às 16h. O número médio de participantes por grupo é de 15 pessoas.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895