Trensurb retoma circulação de trens acoplados nos horários de pico da manhã

Trensurb retoma circulação de trens acoplados nos horários de pico da manhã

Com medida, capacidade de transporte aumentará em 13% no trecho Sapucaia do Sul/Mercado

Cláudio Isaías

Trensurb retomou também sua tabela horária normal de operação nos dias úteis

publicidade

A circulação de trens acoplados nos horários de pico da manhã – das 6h54min às 8h19min –, com composições de oito carros, não será realizada nos finais de semana. O serviço é oferecido somente de segunda a sexta-feira, a partir da estação Sapucaia do Sul, em direção à estação Mercado, em Porto Alegre, atendendo ao trecho e sentido mais movimentados do sistema. Nesta manhã, dois trens série 100 acoplados foram utilizados, o que totalizou 26 trens utilizados simultaneamente nas viagens.

Nesse período, de segunda a sexta-feira, também haverá uma viagem com trens acoplados no sentido inverso, da estação Mercado até a estação Sapucaia do Sul. Com essa melhoria na oferta de trens, a Trensurb informou que será ampliada a sua capacidade de atendimento em 13% no trecho Sapucaia do Sul/Mercado, no sentido a Capital, de 16.200 para 18.360 passageiros por hora, por sentido. As 22 estações, implantadas em intervalos médios de 2,1 km, possuem plataformas de embarque e desembarque de 190 metros de extensão, e são compatíveis com a operação de trens acoplados.

O diretor-presidente da Trensurb, David Borille, afirmou que a melhoria no serviço somente foi possível com a reconstrução da subestação Sapucaia do Sul, na Região Metropolitana de Porto Alegre. "Ampliamos a oferta de lugares no trem em um mesmo espaço de tempo, gerando mais conforto para os usuários que utilizam o sistema metroviário", explicou. A Trensurb retomou sua tabela horária normal de operação nos dias úteis, dando fim à utilização das tabelas horárias de verão.

Com isso, voltam a ser realizadas 271 viagens por dia útil, com a circulação de 24 trens nos horários de pico. Durante o vigor das tabelas horárias de verão - de 26 de dezembro a 1º de março, a empresa buscou adequar a oferta de serviços à demanda reduzida. Neste período, 264 viagens foram realizadas nos dias úteis, com 22 trens circulando em horários de pico.

A empresa atende os municípios de Porto Alegre, Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Novo Hamburgo, pertencentes à Região Metropolitana de Porto Alegre. O sistema possui uma extensão total de 43,8 km, entre a Estação Mercado, em Porto Alegre, e a Estação Novo Hamburgo, no município de Novo Hamburgo. Uma média de 160 mil passageiros são transportados por dia de trem.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895