Trincheira da avenida Cristóvão Colombo será liberada ao trânsito de veículos na quinta-feira

Trincheira da avenida Cristóvão Colombo será liberada ao trânsito de veículos na quinta-feira

Tráfego de carros havia sido interrompido no final do mês de abril para a execução de serviços de acabamento

Cláudio Isaías

publicidade

A trincheira da avenida Cristóvão Colombo, na zona Norte de Porto Alegre, terá o trânsito de veículos liberado na manhã de quinta. Com cerca de 200 metros de extensão, a estrutura é uma das obras remanescentes da Copa do Mundo de 2014. A circulação de carros será a partir das 9h. Pela manhã, o prefeito Nelson Marchezan Júnior, o secretário municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim), Marcelo Gazen, e representantes da empresa responsável pela obra realizaram a inspeção da obra.

O tráfego de carros havia sido interrompido no final do mês de abril para a execução de serviços de acabamento, recuperação de placas de concreto no interior da passagem e instalação das barreiras de proteção new jerseys no interior da estrutura e uma das alças de acesso a avenida no sentido bairro/Centro. Com mais de 90% da construção concluída, o valor total da obra é de mais de R$ 2,5 milhões.

Segundo Gazen, ainda no mês de outubro serão feitos trabalhos de sinalização (colocação de placas e sinaleiras) para a entrega total da trincheira da Cristóvão Colombo. “Para finalizar a obra precisamos somente realizar o fechamento dos acessos das rua General Couto de Magalhães e Marques do Pombal, o preenchimento de meio fio no corredor de ônibus e finalizar a sinalização”, ressaltou.

O secretário informou que será cumprido o prazo contratual de entrega total da estrutura no mês de novembro deste ano. A EPTC informou que o trânsito no entorno da trincheira não sofrerá mudanças neste momento. O primeiro contrato para os serviços foi assinado em 2012. As obras começaram em 2013, mas foram paralisadas em 2017 por problemas no consórcio. 

As empresas classificadas em segundo e terceiro lugares não tiveram interesse em continuar. A partir de então, foi iniciado levantamento de serviços necessários para conclusão, para que fosse elaborado orçamento para nova licitação. Essa seria a segunda tentativa de contratação nesta gestão. Em junho de 2019, foi lançado o primeiro edital, porém não houve interessados. Com isso, se iniciou novo trabalho de revisão de todos os preços e foi feita nova licitação que resultou na contratação do consórcio DDS, formado pelas empresas Dobil e DW Engenharia.

Com a intenção de permitir a circulação de veículos, em 2019, a prefeitura colaborou com maquinário, equipamentos e mão de obra, e os moradores e empresários da região fizeram doação de materiais. Em maio de 2019, foi concluída a alça de acesso Norte/bairro. A estrutura recebeu preparação da base do pavimento, nova camada asfáltica, terraplenagem das calçadas e meios-fios, drenagem, um muro de contenção e ajustes na sinalização viária. Os trabalhos foram executados pela Diretoria Geral de Conservação de Vias Urbanas. 

A passagem de nível possui extensão de aproximadamente 200 metros e a trincheira terá dois sentidos de tráfego com duas faixas em cada pista. A estrutura conta ainda com duas alças para acesso local e conversões na Terceira Perimetral. O fluxo da Cristóvão Colombo passará por baixo da rua Dom Pedro II. Atualmente, circulam no cruzamento da avenida Cristóvão Colombo com a rua Dom Pedro II cerca de 90 mil veículos por dia. A intervenção já estava prevista no projeto original da Terceira Perimetral.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895