Troféu Mulher Nota 10 homenageia dez exemplos de destaque e superação

Troféu Mulher Nota 10 homenageia dez exemplos de destaque e superação

Segunda edição da premiação é promovida pelo grupo Mulheres Republicanas de Porto Alegre

Correio do Povo

2ª edição do Trófeu Mulher Nota 10 homenageou dez mulheres

publicidade

Com o objetivo de prestar uma justa homenagem às mulheres que construíram uma história de destaque e de superação  na sua área, na sua comunidade ou nos espaços  em que ocupam, as Mulheres Republicanas de Porto Alegre promoveram a 2ª edição do  Troféu Mulher Nota 10. Neste ano, dez mulheres foram selecionadas pela sua trajetória pessoal e profissional para serem contempladas com essa  distinção. A cerimônia ocorreu na quinta-feira, às 19h, no Teatro Glênio Peres, na Câmara Municipal  de Porto Alegre. As agraciadas deste ano são Almerinda Rose de Lima, Heloisa Campos, Suzy Fernandes, Danielle Barcelos, Maria Pinto, Professora Rosa Maria Rios Garcia, Lauriana Nardini, Delene Cesconetto, Maria Luiza Benitez e Marilu Mourão Pereira.

A secretária do Mulheres Republicanas de Porto Alegre, Rose Cabreira, contou que a exemplo  da esfera estadual, que já está na quarta edição, o Troféu Mulher Nota 10 de 2022 foi organizado  pela executiva municipal formada por dez secretárias. "Com o nosso grupo engajado,  escolhemos homenagear mulheres que fazem a diferença e trabalham em prol das outras pessoas”, disse. 

Entre as homenageadas, a cantora, jornalista, locutora,apresentadora do programa "Nos Quadrantes do Sul", da Rádio Guaíba, Maria Luiza Benites, foi escolhida pela sua história disruptiva tanto como cantora de música nativista quanto jornalista, onde fez história como a primeira mulher a fazer reportagem de campo em transmissões de futebol. “Eu pensei na Maria Luiza por toda trajetória, pelo que ela já fez por muitos músicos, artistas e pelas mulheres jornalistas”, detalhou.

A homenageada ressaltou que a sua força vem da sua descendência, uma mistura da raça indígena com espanhola. “Sempre lutei pelo reconhecimento da mulher, pois entendo que  precisamos estar ao lado do homem e não atrás”, reforçou. Sobre a música, ela disse que ainda há preconceito, como cachês menores para mulheres, e salientou o seu trabalho na rádio Guaíba, lembrando do tempo em que ingressou na emissora, assim que chegou em Porto Alegre vinda de Bagé. “ Eu amo  a minha Rádio Guaíba,é a minha segunda casa. Eu ouvia a Guaíba quando era criança e dizia que um  dia ia trabalhar nessa rádio. Foi nela que  casei, tive meu filho, construí minha casa. Tudo que eu devo à minha Guaíba”, realçou, agradecendo a todos colegas que ela conheceu durante a sua trajetória. 

O vereador José Freitas afirmou apoio incondicional às mulheres. “Elas não são cotas no Republicanos. São extremamente importantes, essenciais e merecem essa homenagem”, pontuou.

O vereador Alvoni Medina reiterou que as mulheres são dignas dessa homenagem e que todas as contempladas têm uma história de inspiração. “O Troféu Mulher Nota 10 dez é especial para nós porque reconhecemos realmente o trabalho das mulheres, que são peças fundamentais, nos locais onde atuam”, assinalou.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895