Turbidez em ponto de captação volta a comprometer abastecimento de água em Gravataí

Turbidez em ponto de captação volta a comprometer abastecimento de água em Gravataí

Suspeita é de que arrozeiros estejam descartando, no rio, resíduos de lavouras

Rádio Guaíba

publicidade

A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) informou, neste sábado, que a qualidade da água do rio Gravataí voltou a piorar, o que compromete o abastecimento em 48 bairros do município. A exemplo do que já havia ocorrido semana passada, técnicos da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Gravataí constataram mudanças na turbidez da água, na noite dessa sexta-feira.

• Fepam vai suspender licenças e aplicar multa a duas arrozeiras por descarte irregular no rio Gravataí

A causa é o descarte de resíduos das plantações de arroz acima do ponto de captação. A suspeita é de que tenha havido, durante a noite, lançamento de lama e barro oriundo das lavouras, o que levou a Corsan a comunicar os órgãos ambientais. Durante a semana, a Fepam já havia suspendido as licenças de duas arrozeiras, que também receberam multa.

Com a água turva, a companhia precisou reduzir a produção da Estação de Tratamento. Isso porque a sujeira eleva a necessidade de paradas operacionais frequentes para a limpeza de equipamentos que mantêm a qualidade da água.

A Corsan executa manobras operacionais para minimizar os efeitos da menor oferta de água às zonas altas da cidade, as primeiras prejudicadas nessas situações. A integração dos sistemas de abastecimento da região Metropolitana permite que cerca de 40% da população de Gravataí siga com atendimento normal, mesmo com os problemas do rio. Essa parte recebe água a partir da ETA de Cachoeirinha, cuja captação fica localizada no arroio das Garças, em Canoas.

Veja as zonas atingidas pela intermitência

Devido à menor produção, pode ocorrer intermitência nos bairros Barnabé, Rosa Maria, Por do Sol, Neópolis, Vila União, Passo das Pedras, Passo das Canoas, Distrito Industrial, Primavera, Nova Conquista, Auxiliadora, Jaqueline, São Jeronimo, Bela Vista, Dom Feliciano, Parque dos Búzios, Santa Cruz, Vila Nara, São Vicente, Salgado Filho, São Geraldo, Jantzen, Xará, Imperial, Santa Cecília, Quilombo, Padre Réus, Sagrada Família, Dona Leila, Jardim das Acácias, Itatiaia, Jardim do Cedro, Sol Nascente, Alfa Ville, Morada do Sobrado, Loteamento da Lagoa, Girassol, Santa Luzia, Parque dos Anjos, Itacolomi, Morungava, Auxiliadora, Mato Alto, Morada Gaúcha, Centro, Rincão da Madalena, Cohab B, Cohab C, Morro do Côco, Paradiso, Parque Olinda, Marrocos, Pioneiro, Bom Sucesso, Passo do Hilario, Caveira, Vera Cruz, Parque Cledir e Boa Vista.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895