União reconhece situação de emergência em Porto Alegre, Pelotas e Gravataí

União reconhece situação de emergência em Porto Alegre, Pelotas e Gravataí

Medida foi tomada mesmo que cidades não tenham atingido os índices necessários

Correio do Povo

Chuva provocou alagamentos e estragos em Porto Alegre

publicidade

O Ministério da Integração Nacional reconheceu, em nota divulgada nessa sexta, a situação de emergência por procedimento sumário em 37 municípios do estado do Rio Grande do Sul. A portaria n° 214 foi publicada na edição extra do Diário Oficial da União (DOU). De acordo com o texto, "mesmo não tendo atingido os índices necessários, também foram reconhecidos na mesma edição os municípios de Porto Alegre, Pelotas e Gravataí para apoio do Governo Federal em ações de resposta e concessão de benefícios sociais (FGTS) para pessoas físicas e jurídicas".

Na próxima segunda-feira, uma equipe da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) estará no Rio Grande do Sul para, em conjunto com a Defesa Civil estadual, atender a todos os municípios atingidos. O objetivo é auxiliar no preenchimento dos pedidos de reconhecimento federal e na produção do Plano Detalhado de Resposta (resposta) e Plano de Trabalho (reconstrução).

Neste sábado, a presidente Dilma Rousseff desembarca na Base Aérea de Canoas para ver os danos causados pelas chuvas em Porto Alegre e anunciar medidas. Na sua agenda, parcialmente liberada, estão previstas reunião com o governador José Ivo Sartori, Defesa Civil do Estado e prefeitos de municípios atingidos por tempestades, na base aérea. Sartori anunciou que irá receber a presidente na Base Aérea.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895