Unidade móvel de testagem para Covid-19 está na Vila dos Papeleiros, em Porto Alegre

Unidade móvel de testagem para Covid-19 está na Vila dos Papeleiros, em Porto Alegre

O veículo está estacionado defronte ao Centro Social Marista Irmão Antônio Bortolini, 1.940

André Malinoski

Validade de testes é até dezembro

publicidade

A testagem rápida de antígeno para detecção da Covid-19 está sendo oferecida nesta terça-feira na Vila dos Papeleiros pela unidade móvel da Prefeitura de Porto Alegre. O veículo está estacionado defronte ao Centro Social Marista Irmão Antônio Bortolini, 1.940. “Temos muitos testes disponíveis para a população”, garantiu a atendente e organizadora da fila, Tatiana Leonardo. Cerca de 20 pessoas aguardavam para realizar o teste às 9h10min. 

O casal João Arthur, de 61 anos, e Lilian Ramos, 33, esperava para ser atendido. Os dois, que já tiveram Covid antes, estavam com sintomas como dor de cabeça e de garganta, e tosse. “Desde domingo sinto com mais força”, disse o aposentado.

O motorista Vilson dos Santos, 54, citava que os sintomas tiveram início no último fim de semana. “Tenho dor de cabeça e garganta”, compartilhava, sentado antes de ser chamado para dentro da unidade móvel de testagem.

Por sua vez, o aposentado Altério Sandi, 74, decidiu fazer o teste por sentir dor de cabeça e por outro motivo: “Estou com um pouco de falta de fôlego”, revelou, sentado em um banco perto da porta de acesso. 
O ônibus circulará por diversos pontos da cidade de segunda até quinta-feira, das 9h às 16h.

Os testes são destinados a pacientes sintomáticos de Covid-19 (febre, calafrio, dor de garganta, tosse, dor de cabeça, coriza, diarreia, alteração no olfato, no paladar, fraqueza e dor muscular) e para os assintomáticos em contato com caso positivo de Covid e sem esquema vacinal completo. Antes da testagem, todos passarão por avaliação clínica. 

Na primeira semana epidemiológica de 2022 foram confirmados 3.537 casos novos de Covid, segundo informou a Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Na última semana epidemiológica de 2021, houve registro de 1.099. Na comparação apenas entre a última semana do ano passado e a primeira de 2022, o aumento foi de 221,83%.

A Capital recebeu há poucos dias mais 90 mil testes rápidos de antígeno da Secretaria Estadual de Saúde (SES), que serão distribuídos a todos os pontos de testagem conforme demanda.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895