UPAs de Porto Alegre permanecem com superlotação nesta segunda-feira

UPAs de Porto Alegre permanecem com superlotação nesta segunda-feira

Devido à ocupação, unidades passam a atender apenas casos graves de saúde

Cláudio Isaías

Devido à ocupação, unidades passaram a atender apenas casos graves de saúde

publicidade

As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) voltaram a ter, nesta segunda-feira, restrições no atendimento de pacientes em função da superlotação. As unidades da Bom Jesus, Cruzeiro do Sul, Lomba do Pinheiro e Moacyr Scliar seguem atendendo apenas casos de extrema gravidade. 

Na unidade do bairro Bom Jesus, a movimentação era intensa na instituição de saúde, contudo não havia aglomerações. Familiares estavam sendo atendidos pelos profissionais de saúde na entrada da unidade para saber a situação dos parentes internados. Com sete leitos adultos, o Pronto Atendimento da Bom Jesus estava com 19 pessoas em observação/internados, 28 em atendimento e três pacientes aguardavam para serem transferidos para uma UTI. A lotação no local atingiu 271,43%. 

A UPA Moacyr Scliar, na zona Norte de Porto Alegre, seguia com o quadro de superlotação. Na manhã desta seguda-feira, 71 pacientes estavam em observação/internados na unidade. A gerente da UPA, Jaqueline Cesar Rocha, informou que deste total, 23 aguardavam leitos para a Unidade de Terapia  Intensiva (UTI) e 64 esperavam por uma internação. Um total de 74 pessoas estavam em atendimento na unidade. A UPA Moacyr Scliar conta com 17 leitos adultos. A lotação chegou a 417,65% na unidade.

Na Moacyr Scliar, a mesma situação de domingo se repetiu hoje. Um cartaz colocado no portão alertava a população sobre a restrição no atendimento. Algumas pessoas esperavam atendimento nos bancos na área externa da unidade. É possível acessar o local que não está “fechado”, mas com a entrada controlada pelos vigilantes. A todo o momento, familiares pediam informações aos profissionais de saúde e ambulâncias do Samu faziam a transferência de pacientes.

Foto: Alina Souza

No Pronto Atendimento da Cruzeiro do Sul (PACS), a situação não foi diferente na manhã de hoje. Mais de 46 pessoas estavam em observação/internados, 42 esperavam por um atendimento dos profissionais de saúde. A unidade que possui 12 leitos adultos tinha 20 pacientes que aguardavam por internação e 11 pessoas estavam com encaminhamento para UTI. A lotação no PACS atingiu 383,33%.

No lado de fora, familiares esperavam por noticias, mas não estavam aglomerados no pátio da instituição de saúde. Na Unidade da Lomba do Pinheiro, o quadro era 32 pacientes em observação/internados e 23 pessoas em atendimento. A vaga pela UTI tinha 12 pacientes na lista e oito esperavam pela internação. A lotação na UPA da Lomba do Pinheiro chegou a 355,66%.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895