Usinas operam abaixo de média no Norte do Estado

Usinas operam abaixo de média no Norte do Estado

Falta de chuva e altas temperaturas deixam barragens de Itá e Machadinho com reservatórios baixos

José Adelar Ody / Correio do Povo

Lagoa da barragem de Itá está com 50% da sua capacidade normal de volume

publicidade

A falta de chuva e as elevadas temperaturas das últimas semanas deixam as duas maiores barragens do Norte do Estado, na divisa com Santa Catarina, abaixo do nível normal. Em conseqüência disso, caiu também a geração de energia. Na tarde dessa sexta-feira, a Usina Hidrelétrica Itá gerava, às 16h, 75% da capacidade máxima final instalada, de 1.450 megawatts (MW).

Já a Usina Hidrelétrica Machadinho estava gerando 60% da capacidade, de 1.140 megawatts (MW). O nível do lago de Itá estava 50% cheio, enquanto o de Machadinho contava com apenas 35% da capacidade tomada com água.

“Estamos em fase de transição do período úmido, que tem seu pico em outubro, e perdura até março. A estiagem nos últimos dias ocasionou o deplecionamento (redução drástica) dos lagos das Usinas Hidrelétricas Itá e Machadinho. A Usina Hidrelétrica Passo Fundo tem um lago maior em relação ao seu consumo para geração e sofre menos em períodos como esse”, explicou o gerente geral do complexo de usinas, Elinton Chiaradia.

Ainda segundo ele, a geração da usina de Itá foi reduzida para preservar o reservatório e prevenir danos ambientais. Já a usina de Machadinho vinha mantendo uma geração de 60% da capacidade instalada e também reduzirá o número para acompanhar a menor quantidade de água disponível.

Chiaradia observou que esse é um procedimento absolutamente normal neste período do ano. A causa principal é a redução das chuvas na região. Em Erechim, a média histórica de precipitações em novembro desde 1986 é de 165 milímetros, mas, no último mês, choveu apenas 88 milímetros, segundo dados da Cooperativa Tritícola de Erechim (Cotrel).

A Usina Hidrelétrica Itá esta localizada entre os municípios de Aratiba (RS) e Itá (SC), enquanto que a de Machadinho fica entre os municípios de Maximiliano de Almeida (RS) e Piratuba (SC).

Bookmark and Share

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895