UTI Neonatal do Hospital Moinhos de Vento segue fechada para novas internações

UTI Neonatal do Hospital Moinhos de Vento segue fechada para novas internações

Não há previsão de reabertura da UTI, após pelo menos oito pacientes terem o diagnóstico de enterovírus

Karina Reif

publicidade

A Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Neonatal do Hospital Moinhos de Vento segue fechada para novas internações por tempo indeterminado desde o dia 10 de dezembro. Até o início da tarde de segunda-feira, não havia previsão de abertura. Pelo menos oito pacientes foram diagnosticados com enterovírus no setor, o que motivou a Coordenadoria-Geral de Vigilância em Saúde (CGVS) a orientar a suspensão do serviço. Um das crianças morreu.

A CGVS acompanha o trabalho do Serviço de Controle de Infecções do Moinhos, responsável pelo controle e eliminação do surto. Segundo a instituição, os pacientes estão estabilizados, mas inspiram cuidados.

A maternidade do hospital segue aberta, realizando partos. A única exceção é para as gestantes de alto risco, que deverão procurar outra instituição.

As medidas de bloqueio epidemiológico adotadas pelo hospital foram aprovadas pela CGVS. Elas estariam de acordo com padrões indicados para estas situações. A expectativa de que o serviço seja normalizado em breve.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o enterovírus é comum em todo o mundo. Ele é responsável por diversos tipos de infecção, geralmente em estações mais quentes. Na maioria dos casos, provoca mal estar, febre e diarreia, sintomas que podem ser tratados com medicação adequada. Porém, há riscos de consequências mais graves, inclusive de morte, especialmente em bebês com baixa imunidade. O enterovírus pode afetar os sistemas nervoso central e respiratório, trato gastrointestinal e outros tecidos.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895