Vacinação contra Covid-19 tem movimento intenso em Porto Alegre

Vacinação contra Covid-19 tem movimento intenso em Porto Alegre

Nos drive-thrus, público de pelo menos 39 anos antecipou chegada e teve de esperar a abertura dos portões

Cláudio Isaías

publicidade

A vacinação contra a Covid-19 de pessoas com 39 anos ou mais teve movimento intenso no Centro de Saúde Modelo e na Unidade Santa Cecília, no bairro Santana, nesta quarta-feira. Filas se formaram nas primeiras horas da manhã, tanto que no posto localizado na rua São Manoel ela se estendeu até a avenida Protásio Alves. 

No Centro de Saúde Santa Marta, por volta das 7h, mais de 40 pessoas já aguardavam a abertura da unidade de saúde. A comerciária Ana Carolina Miranda, 39 anos, afirmou que estava ansiosa em realizar a imunização contra o coronavírus. "Pensei que essa vacina fosse demorar. Graças a Deus está dando tudo certo e cada vez mais pessoas estão sendo vacinadas", ressaltou. Já a auxiliar administrativa Rita Faustino, 39 anos, disse que estava feliz e também aliviada por ter feito a vacina. 

 A vacinação de pessoas a partir dos 39 anos também gerou longas filas nos três drive-thrus de Porto Alegre. Quem optou por receber a imunização sem sair do veículo procurou os pontos instalados no estacionamento da Pucrs, no BIG do BarraShoppingSul e no shopping Bourbon Wallig - nesse último com acesso de carro ou a pé. Os três locais, que funcionam até 17h, tinham grande movimentação desde antes da abertura dos portões. As doses das vacinas também foram aplicadas em 20 unidades de saúde. Também estava disponível ontem a segunda dose da vacina Coronavac para todos que estão com o esquema vacinal em atraso e quem recebeu AstraZeneca há pelo menos 12 semanas.

Vacinação do público com 38 anos ou mais 

A vacinação contra o coronavírus em Porto Alegre será feita nesta quinta-feira em mulheres e homens com 38 anos ou mais. Na sexta-feira, será a vez das pessoas com 37 anos ou mais realizarem a imunização na Capital. A aplicação da vacina segue para os públicos já contemplados anteriormente na campanha - trabalhadores da educação no ensino superior, profissionais da educação infantil, fundamental e médio do ensino municipal, estadual e rede privada e profissionalizante da rede estadual; pessoas com deficiência permanente e comorbidades a partir de 18 anos.

O agendamento pelo aplicativo 156+POA está disponível para primeira dose nas unidades de saúde Morro Santana, Tristeza e São Carlos para pessoas com 38 anos ou mais. Também é possível agendar a segunda dose de AstraZeneca para pessoas vacinadas nas unidades Vila Jardim, Nossa Senhora de Belém e Rubem Berta.

Para receber a primeira dose, todos os públicos devem apresentar documento de identidade com CPF e comprovante de residência ou de vínculo de trabalho em Porto Alegre. É preciso comprovar o vínculo com a instituição de ensino, além de comorbidades e deficiência (exceto Síndrome de Down). Gestantes podem apresentar a carteira do pré-natal. Para segunda dose, é necessário levar identidade com CPF e carteira com registro da primeira aplicação.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895