Vacinação de professores tem filas, reclamação de demora e alívio em Porto Alegre

Vacinação de professores tem filas, reclamação de demora e alívio em Porto Alegre

Procura pelos imunizante começou cedo nas unidades básicas de saúde

Gabriel Guedes

publicidade

A vacinação de professores e daquelas pessoas que buscam a primeira e a segunda doses da AstraZeneca em Porto Alegre registrou nesta terça-feira filas, reclamação pela demora e ainda levou um sentimento de alívio para quem enfim iniciou a imunização contra a Covid-19. Vários educadores tiraram fotos, davam pulos de alegria e vibravam a cada dose aplicada.

Na Unidade de Saúde do bairro Rubem Berta, na zona Norte da Capital, os docentes formaram uma fila de quase 300 metros em busca da vacina. Alguns docentes chegaram muito cedo, por volta das 7h50min, mesmo com o frio na cidade. A professora Renete Schleder, que trabalha na EMEF Décio Martins Costa, no Sarandi, e se vacinou e revelou a alegria de poder trabalhar sem colocar a vida dela, dos colegas e dos alunos em risco. 

"Sentimento é de alívio, por a gente poder agora trabalhar com mais tranquilidade, se dedicar mais aos nossos alunos, porque eles estão precisando muito de nosso apoio. É um dia de muita felicidade. O sorriso está aqui atrás desta máscara. Estou feliz por mim e por meus colegas", expressou Renete. "Feliz por tomar a vacina hoje, depois de tantos dias já trabalhando com preocupação. Isso traz tranquilidade para a gente continuar", garantiu a professora Ana Laura Continel, 42 anos, que atua na Emef Timbaúva, que fica no Jardim Leopoldina. Ela foi uma das profissionais que deixou a unidade de saúde bastante emocionada.

Já na Unidade do Morro Santana, a espera na rua Amadeu de Oliveira Freitas gerou queixas. O local chegou a tere 180 pessoas aguardando pela aplicação da vacina. 

A professora Elisabete Guedes da Silva, da Emef Afonso Guerreiro Lima, aguardava atendimento na US Morro Santana. Com 54 anos, ela disse que estava muito feliz pela possibilidade de receber a vacina. 

Outros locais de imunização, como IAPI e Camaquã, também tiveram filas no começo do dia e foram diminuindo conforme o atendimento. No Centro de Saúde Modelo, cerca de 40 pessoas aguardavam pela vacina perto das 10h, com fluxo contínuo. O mesmo ocorreu na unidade de saúde Moab Caldas, onde a vacinação fluiu bem, com cinco pontos de atendimento. Já no Santa Marta, o movimento seguiu intenso durante a manhã. 

A imunização contra a Covid-19 ocorre em 12 unidades de saúde referência para a vacinação contra a Covid-19 que oferecem a Pfizer. Para receber a dose, todos devem apresentar documento de identidade com foto e CPF e entregar declaração da instituição ao qual o profissional está vinculado, documento que será retido. Professores e funcionários de escolas municipais devem apresentar o crachá, e os funcionários das escolas comunitárias, o contracheque.  Com a chegada de novas remessas de vacinas, a vacinação será estendida aos professores que atuam nas redes privada e estadual.

Os profissionais de ensino que já tenham sido vacinados contra a gripe devem observar o intervalo mínimo de 14 dias para a imunização contra a Covid-19. Nesse caso, a recomendação é comparecer a uma unidade de saúde com vacinação Covid após o prazo decorrido. O primeiro dia é contado no dia seguinte ao da aplicação. 

Serviço:
Data: Terça-feira, 1º de junho, e quarta-feira, 2
Horário: das 8h às 17h
Endereços: 12 unidades de saúde
US Belém Novo - Rua Florêncio Farias,195 - Bairro Belém Novo
Clínica da Família Álvaro Difini - Rua Álvaro Difini, 520 - Bairro Restinga
US Morro Santana - Rua Marieta Menna Barreto, 210 - Bairro Protásio Alves
Centro de Saúde Santa Marta - Rua Capitão Montanha, 27 - Bairro Centro Histórico
Centro de Saúde Modelo - Avenida Jerônimo de Ornelas, 55 - Bairro Santana
US Santa Cecília - Rua São Manoel, 543 - Bairro Santa Cecília
Centro de Saúde IAPI - Rua Três de Abril, 90 - Bairro Passo da Areia
US Glória - Avenida Oscar Pereira, 3229 - Glória
US Moab Caldas - Avenida Moab Caldas, 400 - Bairro Santa Tereza
US Camaquã- Rua Professor Dr. Pitta Pinheiro Filho, 176 - Bairro Camaquã
US São Carlos - Avenida Bento Gonçalves, 6670 - Bairro Partenon
US Rubem Berta - Rua Wolfram Metzler, 675 - Bairro Rubem Berta


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895