Vacinação em shopping de Porto Alegre tem tempo de espera superior a 30 minutos

Vacinação em shopping de Porto Alegre tem tempo de espera superior a 30 minutos

Circulação de pessoas em locais de imunização aumento nos últimos dias

Cláudio Isaías

publicidade

A obrigatoriedade do passaporte vacinal e a redução no período de aplicação das doses da AstraZeneca (de dez para oito semanas) resultou em um aumento no movimento dos postos de saúde de Porto Alegre. Nesta quinta-feira, os servidores da saúde em especial os que atendem o público no shopping João Pessoa (referência para o Centro de Saúde Modelo) relataram que a circulação se intensificou nos últimos dias neste local. Por conta disso, eles solicitaram que a população procurasse outras unidades de saúde para realizar a vacinação contra a Covid-19. O tempo de espera para a imunização no shopping estava em mais de 30 minutos.

No local, estava sendo oferecida a primeira dose para adolescentes com 12 anos ou mais, a segunda (Pfizer, AstraZeneca e Coronavac) e a dose de reforço para pessoas com 60 anos ou mais, profissionais de saúde e imunossuprimidos. 

A primeira dose na Ilha das Flores 

Porto Alegre manteve nesta quinta a imunização contra a Covid-19 em 55 locais. A aplicação das doses foi realizada em 36 unidades de saúde, 16 farmácias, no shopping João Pessoa e no Largo Glênio Peres. O Rolê da Vacina foi realizado na sede da escola municipal de Educação Infantil Anjo das Flores, na Ilha das Flores. A montagem da estrutura na Ilha das Flores foi muito bem recebida pela comunidade que relatou que não tem dinheiro para o pagamento da passagem de ônibus.

A dona de casa Karina dos Santos, 38 anos, ainda não tinha feito a primeira dose da vacina contra o coronavírus. "Temos dificuldade para realizar o deslocamento, por exemplo, até o Centro de Porto Alegre em razão de que não temos dinheiro para a passagem. Ações como essa precisam ser feita mais vezes na comunidade das Ilhas", acrescentou. A imunização contra a Covid-19 foi feita em sete postos de saúde - Belém Novo, Diretor Pestana, Morro Santana, Primeiro de Maio, Ramos, São Carlos e Tristeza que funcionaram até as 21h.

A população pode se vacinar com a segunda dose da Pfizer que estava disponível em todas as 36 unidades de saúde, além do shopping João Pessoa, Largo Glênio Peres e as farmácias parceiras. O intervalo de aplicação das doses da Pfizer é de oito semanas e puderam realizar a aplicação da segunda dose do imunizante pessoas vacinadas até o dia 24 de agosto. Com relação à segunda dose de AstraZeneca, o intervalo de aplicação das doses segue em oito semanas. Assim, foram imunizadas com a segunda dose pessoas vacinadas até o dia 26 de agosto. Para a Coronavac, está mantido o intervalo de 28 dias. Quem recebeu a primeira dose até o dia 23 de setembro (Coronavac) já pode completar o esquema vacinal.

Para segunda dose, é necessário levar identidade com CPF e carteira com registro da primeira aplicação. A dose de reforço está sendo aplicada nas pessoas com 60 anos ou mais vacinadas, profissionais de saúde com a segunda dose até o dia 21 de abril, além de imunossuprimidos com esquema vacinal completo até o dia 23 de setembro. Para profissionais receberem a terceira dose, é preciso apresentar documento de identificação, carteira de vacinação com o registro das duas doses e comprovante do registro no Conselho de Classe. Já imunossuprimidos também devem apresentar comprovante da condição de saúde, por meio de atestado médico, nota de alta hospitalar ou receita de medicação.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895