person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Vacinas pediátricas devem chegar nesta sexta no Rio Grande do Sul

Processo de separação e distribuição para regiões e municípios deverá ocorrer entre sábado e terça

| Foto: Myke Sena / Ministério da Saúde / CP

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou que o primeiro lote de vacinas pediátricas contra Covid-19 deve chegar nesta sexta-feira no Rio Grande do Sul. Já o processo de separação e distribuição para regiões e municípios ocorrerá entre sábado e terça-feira. O lote com 1,2 milhão de doses da Pfizer chegou ao Brasil na madrugada de hoje. 

A carga com os produtos da Pfizer chegou ao país pelo aeroporto de Viracopos, em Campinas, por volta das 4h40min. A distribuição das vacinas seguirá o critério populacional, de acordo com a faixa etária. 

A vacinação das crianças entre cinco e 11 anos contra a Covid-19 começa simultaneamente no próximo dia 19 em todos os municípios do Rio Grande do Sul. Os primeiros vacinados serão as crianças com comorbidades, como hipertensão, diabetes ou asma, ou imunossuprimidos. Pelo cronograma acertado, a imunização das crianças sem comorbidades também poderá começar neste mês, com a primeira dose aplicada para quem tem 11 anos.

Em fevereiro, deverá iniciar a vacinação dos meninos e meninas de dez e nove anos, e em março, de quem tem oito anos. Para as outras idades, a Secretaria da Saúde aguarda a previsão de remessas de imunizantes pelo Ministério da Saúde.

Na quarta-feira, a SES promoveu, em parceria com o TelessaúdeRS-UFRGS, uma capacitação virtual às equipes de imunização. Os tópicos abordados foram as estratégias de adesão e aceitação da vacinação para esse público infantil e suas famílias. Municípios como São Leopoldo, Pelotas e Rio Grande também já realizaram ações de capacitação aos profissionais de saúde.

Correio do Povo