Geral

Vandalismo custa R$ 1 milhão a Porto Alegre em 2012

Prejuízo anual da prefeitura é resultado de quase 80 ocorrências

Monumentos como o de Bento Gonçalves, na avenida João Pessoa, são alvo de pichadores
Monumentos como o de Bento Gonçalves, na avenida João Pessoa, são alvo de pichadores Foto : Fabiano do Amaral
A pichação de monumentos, a depredação de sinaleiras, paradas de ônibus, postes e luminárias e o roubo de placas de bronze e bustos resultam em prejuízo anual de R$ 1 milhão para a Prefeitura de Porto Alegre. De janeiro até o início de dezembro de 2012, a Guarda Municipal de Porto Alegre, vinculada à Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Segurança, registrou quase 80 ocorrências contra o patrimônio público e privado, entre pichações, depredações e furto de placas de bronze. Nesse período, cerca de 30 pessoas, a sua maioria jovens, foram detidas.

O subcomandante da Guarda Municipal, Valter Oliveira, disse que 15 guarnições trabalham na proteção de escolas municipais, prédios da prefeitura, praças e parques como Marinha, Redenção e Moinhos de Vento. O trabalho, realizado em sistema de rodízio, é integrado por rádio com a Brigada Militar.

Segundo Oliveira, 45 câmeras de videomonitoramento são utilizadas na vigilância de prédios da prefeitura, Usina do Gasômetro e Laçador. A ação dos vândalos está concentrada no Centro, nos bairros Partenon, Praia de Belas, Teresópolis, Sarandi e Farroupilha. O disque-pichação 153, criado em 2006 e que integra o programa Vizinhança Segura, permite que a população denuncie esses atos.

Mesmo com a vigilância eletrônica e o efetivo de 554 guarda municipais, os parques, principalmente a Redenção, são alvo. Em função dos furtos, a Secretaria do Meio Ambiente decidiu colocar placas de bronze e bustos em local protegido.

Bookmark and Share