Veja como amenizar problemas de pele durante o frio

Veja como amenizar problemas de pele durante o frio

Hábitos ruins estimulados pelas baixas temperaturas do outono e do inverno agravam as lesões

Correio do Povo

Hábitos ruins estimulados pelas baixas temperaturas do outono e do inverno agravam as lesões

publicidade

Morar no Rio Grande do Sul e resistir às tentações que o frio causa durante o outono e o inverno é tarefa quase impossível. Algumas são boas, mas outras podem ser prejudiciais à pele. E, nesse período, um cuidado redobrado com ela torna-se muito importante.

A pior combinação para a pele está nas baixas temperaturas aliadas à pouca umidade, o famoso frio seco. No Estado, ele é bem comum. Quando essas duas condições climáticas coincidem, quaisquer tipos de pele sofrem interferência na barreira hidrolipídica, o que gera reações.

“Peles mais ressecadas têm tendência maior de dermatites e alergias. O aspecto fica sem brilho e com sensação de repuxamento. Já as pessoas com pele oleosa ficam mais suscetíveis a acnes”, explica Keslei Zen, professora do curso de Estética e Cosmética da Fadergs e esteticista.  

A acne não é apenas um problema estético, desenvolve-se, também, de forma severa e sistêmica relacionada a questões hormonais. Além disso, a condição é capaz de afetar psicologicamente e desencadear baixa autoestima. Uma das causas das lesões pode ser a higienização mais frequente e com água quente, que ocasiona o “efeito rebote”.

A água quente, por sinal, é um dos principais vilões para a pele nesta época do ano - e costuma estar presente diariamente. A temperatura do banho, por exemplo, em um cenário ideal, não deve ultrapassar 30ºC. Como se sabe que a tarefa é bastante complicada, uma dica é lavar o rosto antes do banho, para não expor essa região do corpo, que é uma das mais sensíveis, a temperaturas maiores. 

Outra afecção sofrida, nesse caso tanto pelas peles secas quanto oleosas, é a rosácea. Embora no estágio inicial ela se pareça com a acne, não devem ser confundidas. “Rosácea é uma doença inflamatória de intensidade variada e sem cura, apenas controle, que se agrava por meio de maus hábitos..A condição deixa o rosto muito sensível, não é qualquer cosmético ou procedimento estético que resolve. Quando não identificada, a doença pode piorar e sofrer reações à ingestão de alimentos picantes e/ou bebidas alcoólicas”, salienta Keslei. 

A má alimentação e a falta de líquidos no organismo são alguns desses fatores Já a hidratação direta da pele deve ser realizada com produtos adequados.

“Existem os cosméticos certos para cada pessoa, de acordo com a própria tez, por isso a importância de saber as suas características. Mas um profissional da área sempre ajuda na identificação, na condução dos melhores cuidados e nos tratamentos para a saúde”, pontua a esteticista. 

Um produto, contudo, é recomendado a todos. “Precisamos que a máxima do uso de protetor solar só no sol e, principalmente, no verão, caia por terra, pois trata-se de um item primordial, independentemente, inclusive, da presença do sol, que protege contra todas as irradiações, inclusive as de luzes artificiais. Seu uso deve ser contínuo”, acrescenta a professora 

Cinco ações para amenizar problemas na pele durante o frio

• Hidratação (do organismo, com água, e da pele, com cosméticos adequados);

• Alimentação nutritiva;

• Evitar banhos muito quentes (30ºC é o ideal. Caso não consiga, sugere-se lavar o rosto antes, com água fria);

• Troca de roupa de cama (principalmente fronhas) uma vez por semana;

• Uso individual de toalhas.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895