A chuva veio acompanhada de granizo em alguns pontos. A MetSul Meteorologia informou que os ventos chegaram a 90 km/h no município, mas podem ter sido superiores em certas regiões da cidade. A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros ainda contabilizam as ocorrências.
A queda de objetos em fios de energia elétrica cortou o fornecimento de luz na zona Norte da cidade. A chuva, que começou ainda no fim de semana, permanece na cidade, mas o vento diminuiu. Ainda não foi possível contabilizar os estragos na parte rural do município.
Passo Fundo
Em Passo Fundo, no Norte do Estado, uma forte chuva de granizo no final da tarde deixou pelo menos 50 casas com os telhados danificados. A precipitação começou por volta das 17h40m e durou pouco mais de três minutos. Os bombeiros receberam chamadas dos bairros São Cristóvão, Planaltina, Boqueirão, Hípica, Petrópolis e Vila Victor Issler.
A corporação distribui lonas para cobrir provisoriamente as casas. Os moradores são orientados a procurar o Corpo de Bombeiros ou a Secretaria dos Serviços Gerais da prefeitura para retirar o material.
Notificação de desastre
A Defesa Civil Estadual já recebeu, desde ontem, seis Notificações Preliminares de Desastre (Nopreds), documentação anterior ao decreto de situação de emergência, em razão das fortes chuvas, ventos e da queda de granizo. As cidades são: Sananduva, Floriano Peixoto, Vila Lângaro, Santo Expedito do Sul, Sarandi e Coxilha.
Conforme o órgão, o número de afetados nessas localidades chega a 4,3 mil. Cerca de 125 pessoas precisaram deixar suas casas e ir para a residência de parentes ou abrigos. Além disso, por volta de 680 edificações, entre imóveis residenciais e prédios públicos, sofreram danos com o temporal.
Com informações do correspondente Acácio Silva