Vento Nordeste deve ajudar no escoamento da água na região das Ilhas

Vento Nordeste deve ajudar no escoamento da água na região das Ilhas

Defesa Civil de Porto Alegre divulgou que o nível do Guaíba atingiu 2,39 metros na estação Cais Mauá

Cláudio Isaías

Moradores das ilhas do Arquipélago seguem preocupados com a elevação do Guaíba

publicidade

Os moradores das ilhas do Arquipélago, principalmente da Grande dos Marinheiros, seguem preocupados com a elevação do Guaíba. A Defesa Civil de Porto Alegre divulgou hoje que o nível do Guaíba atingiu 2,39 metros na estação Cais Mauá. Os técnicos da Defesa Civil informaram que segue o monitoramento na região e que de quinta até sábado existe a previsão de vento Nordeste o que deve ajudar no escoamento da água em direção a Lagoa dos Patos. Na Ilha Grande dos Marinheiros, todos estão na torcida para que a água baixe para que se possa começar a limpeza das residências. 

Na avenida Nossa Senhora Aparecida, a dona de casa Olímpia Souza disse que decidiu enfrentar a via alagada para ir até o armazém. Para conseguir sair de casa, José Armando Farias improvisou uma prancha de madeira que foi colocada no portão. A aposentada Rosa Senna, residente há mais de 30 anos na Ilha Grande dos Marinheiros afirmou que espera ansiosamente pela baixa das águas. "Queremos retornar a normalidade", destacou ela enquanto observava um grupo de moradores cruzando a rua Nossa Senhora Aparecida de carroça ou a pé com água pelo joelhos. Na ilha da Pintada, a rua Nossa Senhora da Boa Viagem, próximo da Colônia de Pescadores Z5, a via permanecia alagada. Mesmo assim, muita gente enfrentou via de bicicleta ou caminhando de pés descalços. 

A Defesa Civil de Porto Alegre e a Comissão Permanente de Atuação em Emergências (Copae), composta por órgãos municipais e instituições parceiras (Corpo de Bombeiros Militar e CEEE), seguem com a continuidade das providências previstas no Plano de Contingência de Enchentes, priorizando a integridade física das pessoas e cumprindo os protocolos de contenção da propagação do coronavírus. Um total de 15 pessoas (seis famílias) permanecem no abrigo emergencial da prefeitura, montado na escola estadual Alvarenga Peixoto, na Ilha Grande dos Marinheiros.

No local, os desabrigados recebem quatro refeições diárias, além de cobertores, roupas e kits de higiene. Equipes da Defesa Civil  e da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) estão no abrigo 24 horas acolhendo as pessoas para que seja respeitado o distanciamento social em função da Covid-19. Na escola, foram reservadas dez salas de aula, cozinha, dois banheiros com chuveiro quente e uma sala administrativa. A Defesa Civil de Porto Alegre informa que no caso de emergência, os moradores devem ligar para o telefone 199 ou para o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul no telefone 193.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895