Geral

Veranistas voltam à orla de Tramandaí

Ibama garantiu que a praia já está livre de óleo e liberada aos banhistas

Ibama garantiu que a praia já está livre de óleo e liberada aos banhistas
Ibama garantiu que a praia já está livre de óleo e liberada aos banhistas Foto : Tarsila Pereira
Após a garantia do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) de que a praia de Tramandaí está livre de óleo e liberada aos banhistas, os veranistas voltaram à orla na manhã deste domingo. Apesar do vento e da bandeira vermelha, o sol está forte e diversas pessoas entraram na água, inclusive crianças.

Gilci Lopes, 57 anos, dona de casa, e a filha Fancielle Costa, 20, técnica em prótese dentária, de Porto Alegre, estão passando o fim de semana na praia e não se intimidaram. Entraram no mar no sábado e não sentiram nenhuma diferença na água. Hoje ainda não deram nenhum mergulho por causa da temperatura, mas pretendem tomar um banho de mar antes de voltar para casa.

Os donos de quiosques estão se sentindo prejudicados e dizem que o movimento diminuiu bastante neste fim de semana. Leoni Rosa, dona do Quiosque da Gorda, disse que sexta e sábado perdeu cerca de 90% da clientela. Ela pretende entrar em contato com a Transpetro para obter algum tipo de ressarcimento. No entanto, ela espera que o movimento seja retomado a partir de agora.

A Transpetro informou que retirou 1,2 mil metros cúbicos de óleo e que os trabalhos estão encerrados. Aqueles que se sentiram lesados em razão do vazamento podem entrar em contato com a empresa pelo telefone 0800 78 9001.

Bookmark and Share