Vereadores convocam reunião para discutir derrubada de árvores no Gasômetro

Vereadores convocam reunião para discutir derrubada de árvores no Gasômetro

Políticos questionam falta de diálogo com a população para o início das obras de duplicação na área

Correio do Povo

Árvores foram removidas em frente à Usina do Gasômetro

publicidade

Diante do impasse quanto à remoção de árvores ao longo da praça Júlio Mesquita, em frente à Usina do Gasômetro, na manhã desta quarta-feira, vereadores e representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Smam) marcaram uma reunião aberta da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) para o dia 14. O objetivo será ouvir a prefeitura – que suspendeu temporariamente a obra – e os moradores contrários à derrubada das árvores.

 Ao final da sessão plenária os parlamentares, em reunião emergencial, ouviram o superintendente de Parques, Praças e Jardins da Smam, Léo Bulling, e o arquiteto Álvaro Steiw, responsável pelo processo de remoção de árvores naquele local. “Nós sabemos que toda e qualquer obra que precisa ser feita na cidade causa um impacto. O trabalho da Smam é tentar diminuir este impacto. Neste caso, por exemplo, realizamos os estudos técnicos necessários e agimos de acordo com todos trâmites legais”, explicou Steiw.

A preocupação manifestada por alguns vereadores, contudo, não dizia respeito à legalidade ou legitimidade da obra, como explicou a vereadora Sofia Cavedon (PT): “Ninguém questiona a importância da obra, mas sim a falta de diálogo com a população, que foi pega de surpresa”. Diante das alegações questionando as remoções, o líder do Governo, Airto Ferronato (PSB), garantiu que as obras continuariam suspensas até a reunião da próxima semana.

Duplicação

As obras da avenida Edivaldo Pereira Paiva fazem parte das ações de mobilidade previstas para a Copa do Mundo de 2014 e preveem a duplicação de 5,8 quilômetros da Usina do Gasômetro até o Viaduto da Pinheiro Borba. De acordo com a prefeitura, para a realização desta obra serão removidas 115 árvores, além do transplante de outras duas. Como compensação, haverá o plantio de 401 novas mudas. Após a conclusão das obras viárias, será desenvolvido um projeto de arborização específico.

Também participaram da reunião os seguintes vereadores: Paulo Brum (PTB), Jussara Cony (PCdoB), Alceu Brasinha (PTB), Marcelo Sgarbossa (PT), Pedro Ruas (PSOL), Cláudio Janta (PDT), Bernardino Vendruscolo (PSD) e Fernanda Melchionna (PSOL).


Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895