Vice-presidente Mourão participa de homenagem a ex-comandante Militar do Sul

Vice-presidente Mourão participa de homenagem a ex-comandante Militar do Sul

Cerimônia inaugurou o Largo General de Exército Geraldo Antonio Miotto

Felipe Samuel

publicidade

O vice-presidente Hamilton Mourão, representantes do Exército e políticos participaram hoje, na Capital, da cerimônia de inauguração do Largo General de Exército Geraldo Antonio Miotto. Uma placa que identifica e homenageia o militar, fixada no estacionamento da avenida Edvaldo Pereira Paiva, entre o Parque Marinha do Brasil e a nova pista de skate de Porto Alegre, foi descerrada por Mourão e familiares de Miotto. Ex-comandante Militar do Sul e com trajetória destaca no Exécito, Miotto faleceu em 20 de janeiro, aos 65 anos, em decorrência de complicações da Covid-19.

O Comandante Militar do Sul, general de Exército Valério Stumpf Trindade, afirmou que a homenagem é um reconhecimento de Porto Alegre 'a um grande brasileiro' e chefe militar. "Seu trabalho e dedicação estão vivos na memória de todos que o conheceram e tiveram o privilégio de com ele conviver. Seu legado de dedicação e comprometimento com o Brasil ficará perenizado nesse espaço de convívio dos porto-alegrenses", ressaltou. Trindade lembrou da trajetória Miotto, como as passagens pelos comandos do Exército na Amazônia e no Sul.

A esposa Maria Dolores Miotto e os filhos Armando e Rebeca acompanharam a solenidade. Receba lembrou a trajetória do pai, destacou a emoção da família com a homenagem e a escolha do local, um ponto tradicional de desfiles do Exército. "A gente ficou super emocionado com a homenagem, ainda mais nesse local, onde ficam os palanques dos desfiles de 7 de Setembro, que ele teve presente por muitas vezes", ressaltou, acrescentando que o projeto de lei para criação do largo foi uma proposta da vereadora Comandante Nádia (DEM).

"É uma emoção muito grande, ficamos muito gratos de ver o legado que ele deixou, não só dentro do Exército, mas fora também. Muitas pessoas veem nos contar, civis e militares, episódios que tiveram com ele, que ele ajudou", completou. O prefeito Sebastião Melo afirmou que a placa em homenagem ao general vai ficar próxima de outra em homenagem ao arquiteto e urbanista Jaime Lerner, autor do projeto de revitalização da Orla do Guaíba. "Ele comandou a Amazônia com brilhantismo e encerrou sua carreira como comandante Militar do Sul. Se hoje a BR 116 está acontecendo, isso se deve a vários brasileiros. E um deles é o general Miotto, que botou o Exército para fazer a BR -116", destacou.

A Comandante Nádia lembrou da trajetória de Miotto e afirmou que a homenagem serve para eternizar o trabalho do general. A vereadora reforçou que o local foi escolhido com muito cuidado. É um local onde acontecem os desfiles cívicos-militares do dia 7 e 20 de Setembro. General Miotto sempre foi entusiasta dos desfiles militares, coordenou e comandou o CMS nesses desfiles. A escolha desse local foi também por conta dessa particularidade", frisou.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895