Vinte piquetes do Acampamento Farroupilha em Porto Alegre seguem pendentes de PPCI

Vinte piquetes do Acampamento Farroupilha em Porto Alegre seguem pendentes de PPCI

Número representa menos de 10% do total de 230 no Parque Harmonia

Felipe Faleiro

Dois terços dos 60 piquetes que estavam pendentes na sexta-feira já regularizaram a situação

publicidade

Vinte piquetes do Acampamento Farroupilha, em Porto Alegre, seguem com pendências relacionadas aos Planos de Prevenção e Proteção contra Incêndios (PPCIs), de acordo com o Corpo de Bombeiros Militar. Ao todo, o Parque Harmonia tem 230 deles instalados. Na última sexta-feira, eram 60, o que significa que dois terços deles já resolveram questões estruturais e estão com a documentação em dia. Nesta terça-feira, a corporação retorna ao local para nova vistoria.

“A maioria das questões pendentes está relacionada às janelas nas laterais. Por norma, os piquetes têm que ter três metros de afastamento entre um e outro para poder ter janelas. Menos que isto, se aceita 1,5 metro, porém não pode ter janelas. O motivo disto é que, para o caso de um incêndio em um piquete, o mesmo não se alastre para outro”, afirma o comandante do 1º Batalhão de Bombeiro Militar (1º BBM), tenente-coronel Everson Fioravante Silva Lunardi. Os alvarás de licenciamento já haviam sido entregues há algumas semanas aos permissionários do local.

O comandante diz acreditar que não haverá maiores dificuldades por parte dos piquetes em regularizar sua situação, ainda que, na prática, a circulação do público esteja liberada. No último final de semana, o Acampamento, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, em parceria com a GAM3 Parks, gestora do Parque Harmonia, recebeu mais de 30 mil visitantes. O espaço foi reaberto depois de dois anos fechado em razão da pandemia da Covid-19.

“São problemas bastante pontuais. O evento está previsto para iniciar no dia 7. Para fins de PPCI, apenas estes locais estão pendentes. As áreas comuns, praça de alimentação, parque em si, artesanato, estão todos certos”, afirma o comandante. A partir do próximo dia 19, ou seja, durante o evento, Porto Alegre passa a integrar o sistema online de licenciamento do Corpo de Bombeiros, permitindo o encaminhamento de PPCIs de forma totalmente digital até a emissão do alvará. “Para o Acampamento, usaremos ainda o sistema antigo”, reforça o tenente-coronel Lunardi.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895