Voluntários recolhem 46 quilos de lixo na Praia da Guarita

Voluntários recolhem 46 quilos de lixo na Praia da Guarita

Ação foi realizada em alusão ao Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias

Correio do Povo

Ação na Praia da Guarita alerta sobre uso de plásticos perto do mar

publicidade

O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias foi comemorado em Torres, litoral Norte, neste domingo. Entidades e Prefeitura Municipal se juntaram e, sob organização do Projeto Praia Limpa Torres, cerca de 150 voluntários recolheram lixo de um trecho de cerca de 200 metros da Praia da Guarita.

Ao todo, foram 46,3 quilos de resíduos recolhidos. Tudo foi categorizado. Os cinco itens mais encontrados foram bitucas de cigarro (1206), pedaços de plástico (791), embalagens de alimento (303), canudinhos (248) e embalagens de isopor (124) foram os mais comuns entre os itens. De acordo com o grupo, 80% do lixo encontrado era composto por plástico.

O coordenador do Projeto Praia Limpa Torres, Alexis Sanson, ressaltou que o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias já é uma marca registrada em Torres. “Queremos agora avançar em ações concretas de redução do uso de plástico em nossas praias”, ressaltou.

“A ideia do evento não é simplesmente limpar as praias e rios, mas despertar a atenção das pessoas para esse crescente problema mundial e incentivá-las a buscar soluções em nível local”, explicou o professor Paulo Ott, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs).

Ao final do recolhimento, os voluntários foram presenteados por uma coincidência: um show de baleias-francas em frente à Praia da Guarita.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895