Yeda faz balanço positivo de gestão de presídios

Yeda faz balanço positivo de gestão de presídios

Governadora informou que, em quatro anos, foram criadas 8.011 vagas

Rádio Guaíba

publicidade

A governadora Yeda Crusius fez um balanço da situação carcerária no Estado em sua gestão, na tarde desta terça-feira. Segundo governadora, em quatro anos foram abertas 8.011 vagas em presídios, o que, na avaliação dela, criou condições para soluciconar os problemas de superlotação a partir do ano que vem. As estatísticas, no entanto, indicam que o Estado não conseguiu zerar o déficit de detentos até 2010, conforme o projetado pelo Palácio Piratini em 2008. Segundo a Superintendência Estadual de Serviços Penitenciários (Susepe), o déficit ao invés de diminuir, cresceu cerca de 10% só nos últimos dois anos.

Ainda está em tramitação a construção de seis novas casas prisionais, com o custo estimado de R$ 154.934.670,16 e em caráter de emergência. Com isso, serão criados 3 mil vagas no regime fechado e outras 600 no semi aberto. Os presídios seriam erguidos em Alegrete, Camaquã, Venâncio Aires, Erechim, Lajeado e Porto Alegre.

Em dezembro, a Vara de Execuções Criminais de Porto Alegre (VEC) de Porto Alegre anunciou a liberação de todos os 612 detentos do regime aberto que cumprem pena na Região Metropolitana e no complexo penitenciário de Charqueadas em função da falta de vagas na região. Yeda elogiou a iniciativa e defendeu a extinção do regime aberto.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895