Yeda promete inaugurar ponte metálica em Agudo até outubro

Yeda promete inaugurar ponte metálica em Agudo até outubro

Trecho da RSC-287 está interrompido desde o desabamento que deixou cinco mortos

Rádio Guaíba

publicidade

A governadora Yeda Crusius anunciou, na tarde desta quarta-feira, que a nova ponte sobre o rio Jacuí na RSC-287 em Agudo vai ser erguida até outubro. O trecho da rodovia está interrompido há cerca de dois meses, desde o desabamento da antiga estrutura, quando cinco pessoas morreram. A futura ponte será metálica e maior do que a anterior, com mais de 320 metros de extensão.

A obra está orçada em cerca de R$ 39 milhões. Segundo Yeda, os recursos já estão disponíveis e os trabalhos começarão em, no máximo, 15 dias. Enquanto a nova ponte não fica pronta, uma balsa vai permitir a passagem de veículos ainda neste mês, conforme o Departamento Estadual de Estradas e Rodagem (Daer). Por ser uma medida emergencial, não houve licitação para a contratação do consórcio interessado, formado por duas empreiteiras.

A Polícia Civil e o Ministério Público Estadual investigam as circunstâncias do desabamento. O MP procura saber se houve negligência do poder público frente a supostos problemas na antiga ponte, derrubada após intensos temporais que elevaram drasticamente o nível do Jacuí. Um laudo do Daer, enviado à promotora de Agudo Daniela Raiser, apontou que reparos foram feitos no local em 2004 e que desde então a ponte não sinalizava problemas. Técnicos do MP vão realizar nova perícia para tentar confrontá-la com os dados apresentados pelo órgão estadual.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895