Zoológico de Gramado cria Calçada da Fauna

Zoológico de Gramado cria Calçada da Fauna

Espaço reúne pegadas de dez animais da fauna brasileira

Correio do Povo

Calçada da Fauna é instrumento de educação ambiental

publicidade

O zoológico de Gramado, na Serra, agora conta com uma Calçada da Fauna. O espaço, que fica em frente ao Restaurante da Oca Indígena, foi criado pelos biólogos do parque para aulas de educação ambiental. O atrativo reúne pegadas de dez animais da fauna brasileira: cervo do pantanal; ema; filhote de bugio; jabuti; lobo-guará; macaco-prego; onça pintada; pinguim de magalhães; puma; e veado catingueiro.

Para a criação da calçada, foram tirados os contra-moldes das pegadas em gesso e esses foram carimbados na placa de cimento. “As pegadas em gesso ficarão em exposição no centro de educação ambiental do Gramadozoo, fazendo parte do acervo didático”, afirma a bióloga Tatiane Takahashi Nunes

Segundo a educadora ambiental, a Calçada da Fauna é uma ótima ferramenta para educação ambiental. “O projeto pode auxiliar na compreensão de conceitos referentes à valorização da biodiversidade da fauna brasileira e ajuda a despertar a curiosidade do visitante quanto ao tamanho e formato das pegadas. Nos felinos, por exemplo, não há marcas das garras nas pegadas, pois suas unhas são retráteis e somente utilizam para caça, defesa ou para subir em árvores”, exemplifica.

Conforme a técnica em veterinária Christina Capalbo, a Calçada da Fauna é uma maneira diferente de aprendizado para crianças e adultos que visitarem o parque, além de ser uma ferramenta importante de conscientização para a preservação das espécies. “Com o trabalho de condicionamento dos animais feito no Gramadozoo, ficou mais acessível a retirada das pegadas sem haver estresse dos animais”, afirma Christina.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895