Zoológico de Gramado recebe papagaios-de-peito-roxo

Zoológico de Gramado recebe papagaios-de-peito-roxo

Local foi escolhido pelo instituto Espaço Silvestre para receber as aves

Correio do Povo

Zoológico de Gramado recebe papagaios-de-peito-roxo

publicidade

O zoológico de Gramado, na Serra, foi o local escolhido pelo Instituto Espaço Silvestre, de Itajaí, Santa Catarina, para receber seis papagaios-de-peito-roxo. O instituto catarinense realiza projeto de reintrodução da espécie no Parque Nacional das Araucárias, em Passos Maia (SC). No entanto, as aves vieram para o Gramadozoo por não ter condições de retornar a viver na natureza. São cinco machos e uma fêmea que passaram a viver em recintos especiais no Gramadozoo.

Conforme a zootecnista Cristiane Fonseca Martin, coordenadora do projeto de educação ambiental do Instituto Espaço Silvestre, os animais que vieram ao zoo passaram por processo de reabilitação, mas não foram aprovados nos testes comportamentais. “Eles ficaram mais de um ano em reabilitação, mas não foi possível a soltura. Ou por que não sustentam o voo por tempo suficiente ou por que não conseguem se alimentar sozinhos”, diz.

Para ela, o Gramadozoo reúne condições para garantir o bem-estar dos roxinhos em cativeiro. “Levamos em conta o trabalho do zoo de Gramado de valorização da fauna brasileira, os recintos bem enriquecidos e a preocupação com o bem-estar animal”, afirma Cristiane.

De acordo com a zootecnista, o Instituto Espaço Silvestre devolveu 83 animais para a natureza em quatro solturas no Parque das Araucárias – uma unidade de conservação federal – desde 2010. “Eles haviam sido extintos pela ação humana. Nós recebemos os animais do Ibama ou por doações voluntárias. São papagaios vítimas do tráfico. Eles passam por processo de reabilitação. Temos outro grande grupo para fazer a soltura”, conta. 

Os animais ainda estão na área de quarentena e, em breve, serão levados para um recinto especial.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895