África do Sul prepara grande homenagem para Mandela

África do Sul prepara grande homenagem para Mandela

Cerimônia com líderes mundiais está marcada para o dia 10, funeral será no próximo dia 15

AFP

África do Sul prepara grande homenagem para Mandela

publicidade

A África do Sul começou neste sábado os preparativos para receber os principais líderes mundiais, como o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que farão uma última homenagem a Nelson Mandela nos dez dias de luto pela morte do ícone da luta contra o apartheid. Mandela, o fundador da África do Sul moderna e o primeiro chefe de Estado negro do país, faleceu na noite de quinta-feira aos 95 anos, cercado de amigos e familiares.

Obama, o primeiro presidente negro dos Estados Unidos, viajará à África do Sul na próxima semana, anunciou a Casa Branca, somando-se a inúmeros líderes de todo o mundo que participarão de uma grande cerimônia em sua memória no dia 10 de dezembro.A presidente Dilma Rousseff também viajará à África do Sul na próxima semana, anunciou seu gabinete. O período de luto durará dez dias, anunciou na sexta-feira o presidente sul-africano, Jacob Zuma.

Os restos mortais de Mandela serão expostos no Union Building, a sede da presidência sul-africana em Pretória, entre 11 e 13 de dezembro para que seus compatriotas possam dar a ele um último adeus. Depois, será realizado um funeral de Estado no dia 15 de dezembro em seu povoado natal de Qunu. Os restos mortais de Mandela serão levados em procissão por Pretória na quarta, quinta e sexta-feira, informou neste sábado uma fonte oficial.

As cerimônias começarão no domingo, quando os sul-africanos serão convidados a se dirigir a igrejas, mesquitas, sinagogas e a outros edifícios religiosos.



Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895