Acidente com barco de observação de baleias deixa cinco mortos no Canadá

Acidente com barco de observação de baleias deixa cinco mortos no Canadá

Mais de 25 pessoas estavam a bordo

AFP

publicidade

Cinco pessoas morreram depois que um barco de observação de baleias naufragou com 27 pessoas a bordo em frente à costa do oceano Pacífico no Canadá, disse no domingo o comandante da Guarda Costeira canadense, James Desmond. Um total de 21 pessoas foram resgatadas, informou Desmond, acrescentando que 18 foram levadas ao hospital, muitas delas com hipotermia depois de terem sido retiradas do oceano. Uma pessoa permanece desaparecida.

O Centro de Coordenação de Resgates, que gere o trabalho da guarda-costeira e das equipes militares de resgate, disse que o navio estava perto de Tofino, uma cidade do oeste da ilha de Vancouver, na província ocidental da Columbia Britânica. O barco era operado pela Jamie's Whaling Station e pelo Adventure Centers.

Por volta das 16h locais (20h de Brasília), o barco lançou um pedido de auxílio, segundo o Vancouver Sun, que citou o Centro de Coordenação de Resgates. Desde que o acidente foi anunciado, muitos barcos que estavam nos arredores foram em seu auxílio para participar das operações de busca. "A resposta foi extraordinária" na comunidade de Tofino. "As pessoas levaram cobertores e alimentos", declarou a prefeita Josei Osborne à CTV.

Tofino é um popular centro de surf e de avistamento de baleias próximo à reserva de biosfera da Unesco de Clayoquot Sound. Tratava-se de uma das últimas saídas deste barco, de vinte metros. A estação de observação de baleias culmina com o fim das atividades da empresa Jamie's Whaling Station no dia 31 de outubro.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895