Mundo

Acordo de livre-comércio UE-Mercosul é adiado para 2018

Jean Baptiste Lemoyne afirmou que negociações vão continuar em janeiro

Jean Baptiste Lemoyne afirmou que negociações vão continuar em janeiro
Jean Baptiste Lemoyne afirmou que negociações vão continuar em janeiro Foto : Eric Feferberg / AFP / CP
A União Europeia e o Mercosul vão continuar a tentar, em 2018, chegar a um acordo de livre-comércio, após as reuniões em Buenos Aires, disse o secretário Comércio Exterior da França. "Não há acordo em Buenos Aires. Há trabalho a ser feito", afirmou à imprensa Jean Baptiste Lemoyne, nesta quarta-feira. "A negociação vai continuar em janeiro", acrescentou Lemoyne, que encabeçou a delegação francesa na conferência ministerial da OMC em Buenos Aires.

O Mercosul esperava anunciar ali um acordo político sobre as negociações, mas Bruxelas pediu mais tempo para avaliar uma oferta apresentada pelos latinos. O bloco sul-americano, formado por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, esperava que a UE se abrisse mais em rubricas que considera cruciais, como carne bovina e etanol.

O Uruguai disse que a UE não melhorou suas ofertas para essas categorias, mas disse que espera que os europeus façam isso em breve. "Continuamos com a expectativa de que melhorem sua oferta, como o Mercosul melhorou a sua", indicou o chanceler uruguaio, Rodolfo Nin Novoa, que participou das negociações. Lemoyne disse que a UE já chegou a 92% da abertura de seu comércio e o Mercosul a 90%.

Em Buenos Aires, o Mercosul apresentou uma oferta revisada sobre vários itens, entre eles a Indicação Geográfica de produtos e os refrigerantes. As propostas agora serão avaliadas em Bruxelas. "Foram registrados avanços" nas negociações, segundo Lemoyne, mas "restam progressos a fazer em matéria de normas sanitárias".