Acordos serão cancelados se Israel anexar território, diz Abbas na ONU

Acordos serão cancelados se Israel anexar território, diz Abbas na ONU

Presidente da Autoridade Palestina falou em defender direiitos

AFP

Abbas discursou na ONU, nesta quinta-feira

publicidade

O presidente da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas, afirmou nesta quinta-feira, nas Nações Unidas, que cancelará todos os acordos assinados com Israel, se os planos anunciados pelo primeiro-ministro Benjamin Netanyahu de anexar uma parte de Cisjordânia se concretizar. Netanyahu, que tenta formar um novo governo, prometeu antes das últimas eleições impor a soberania israelense sobre duas zonas que representam cerca de um terço da Cisjordânia. 

A promessa foi amplamente condenada, inclusive pelo secretário-geral da ONU, António Guterres, o qual alertou que violaria a legislação internacional. “Nossa resposta, se qualquer governo israelense prosseguir com este plano, é que todos os acordos assinados com o governo da ocupação e qualquer obrigação subjacente sejam cancelados”, disse Abbas. 

“E é nosso direito defender nossos direitos por todos os meios possíveis, apesar das consequências, enquanto continuamos comprometidos com a legislação internacional e com o combate ao terrorismo”, alertou. Abbas fez uma advertência similar em julho passado, mas não chegou a cumpri-la. 


publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895