Mundo

Aeroportos argentinos retomam voos na tarde de hoje

Nuvem de cinzas do vulcão Peyehue-Caulle prejudica apenas as companhias aéreas Sol e TAM

Aeroportos argentinos retomam voos na tarde de hoje
Aeroportos argentinos retomam voos na tarde de hoje Foto : Daniel Garcia / AFP
A Administração Nacional de Aviação Civil (Anac) da Argentina informou, nesta terça-feira, que parte dos voos que tinha sido suspensa durante a manhã em razão da nuvem de cinzas do vulcão chileno Peyehue-Caulle será retomada esta tarde. "A partir das 16h, no aeroporto metropolitano Jorge Newberry (Aeroparque), as companhias aéreas Aerolíneas Argentina, Austral e LAN Argentina reprogramam suas atividades", disse a nota da Anac distribuída à imprensa. Em Porto Alegre, a nuvem de cinzas causou 13 cancelamentos no aeroporto Salgado Filho.

Apesar disso, outras companhias ainda irão manter os voos cancelados. "As empresas Sol e TAM cancelaram a totalidade de seus voos para esta terça, enquanto que a companhia Gol cancelou seu voo vespertino e analisa se fará o mesmo com o noturno", ressaltou a Anac. A nota detalha ainda que a companhia Pluna também analisa a reprogramação de seus voos e recomenda aos passageiros que tinham viagem marcada para esta terça-feira que entrem em contato com suas respectivas linhas aéreas.

Na manhã desta terça-feira, todas as operações do Aeoparque foram canceladas por causa da chegada da nuvem de cinza do vulcão chileno Puyehue, localizado na fronteira entre a Argentina e o Chile. As companhias citadas nas nota da Anac também cancelaram os voos que operam no aeroporto internacional de Ezeiza. Segundo a entidade, ambos os aeroportos já foram reabertos para o funcionamento normal.

A decisão foi tomada durante reunião da Anac com o Serviço Meteorológico Nacional (SMN) e as companhias aéreas, no início da tarde, para analisar a situação provocada pela erupção do vulcão, no sábado. De acordo com estimativas do SMN, a grande nuvem está sendo soprada para o Uruguai, o que permitirá a reabertura dos aeroportos de Buenos Aires.

Em erupção desde sábado, o vulcão produziu uma densa nuvem de cinzas e areia, que prejudica a visibilidade. Os seis aeroportos das cidades da região argentina da Patagônia continuam fechados e sem previsão de reabertura.

Bookmark and Share