A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) da Organização das Nações Unidas (ONU) afirmou hoje que três aparelhos de raio X digitais e cinco analógicos estão a caminho do Haiti para ajudar os médicos no tratamento dos feridos após o terremoto do dia 12. "Um número estimado de 250 mil pessoas precisam de cuidados e a capacidade do país de tirar radiografias está debilitada", disse a AIEA em comunicado.
"As unidades móveis de raio X podem funcionar nos hospitais temporários de campanha que foram erguidos", disse Juan Antonio Casas-Zamora, diretor da divisão de Cooperação Técnica latino-americana da AIEA. O tremor de 7 graus na escala Richter atingiu o empobrecido país caribenho no dia 12 de janeiro, destruindo Porto Príncipe e matando 170 mil pessoas.
No curto prazo, o equipamento será usado para ajudar pacientes com fraturas em Porto Príncipe e em outras cidade, disse ele.
A empresa alemã Siemens forneceu os equipamentos de raio X a preço de custo para a AIEA "em razão das necessidade humanitárias do Haiti". As unidades, avaliadas em cerca de US$ 330 mil, foram enviadas da Alemanha para a República Dominicana, onde serão enviadas de caminhão para Porto Príncipe. As fontes de energia e os acessórios necessários para que as unidades sejam usadas também estão sendo enviados.
Agência nuclear envia 8 equipamentos de raio X ao Haiti
Aparelhos serão usados em hospitais temporários em Porto Príncipe e em outras cidades