Al-Qaeda planejava atacar trens no aniversário do 11 de Setembro, segundo EUA

Al-Qaeda planejava atacar trens no aniversário do 11 de Setembro, segundo EUA

Informação foi descoberta nos arquivos apreendidos na mansão em que Bin Laden foi morto

AFP

Al-Qaeda planejava atacar trens no aniversário do 11 de Setembro

publicidade

A rede terrorista Al-Qaeda planejava ataques contra trens nos Estados Unidos por ocasião do décimo aniversário dos atentados do 11 de Setembro. A informação foi divulgada nesta quinta-feira, pelo departamento americano de Segurança Interna, quatro dias após a morte de Osama Bin Laden. Um alerta formal será enviado a todas as companhias ferroviárias, em breve.

"Em fevereiro de 2010, a Al-Qaeda planejava operações terroristas contra trens em regiões não especificadas dos Estados Unidos", afirmou o porta-voz Matt Chandler. A informação teria sido obtida com os computadores e documentos apreendidos na operação de domingo que culminou com a morte do líder da Al-Qaeda. A rede de TV ABC apurou que não há provas de uma ação iminente e específica, mas os documentos indicam a obsessão do grupo terrorista pelos chamados alvos fáceis, como meios de transporte.

Conforme Chandler, o grupo terrorista "tentaria tombar um trem através de sabotagem dos trilhos, fazendo-o despencar de uma ponte ou cair num vale". O departamento de Segurança Interna explicou que a Al-Qaeda já havia, inclusive, apurado informações sobre os novos sistemas de trens de carga nos EUA, que possuem tecnologias para prevenir o descarrilamento.

As provas mostram que Bin Laden ainda tinha papel ativo na aprovação de ações terrorista da Al Qaeda. Um integrante do governo Obama relevou à rede ABC que foram encontrados nos materiais obtidos esquemas e sites com uma série de atentados que eram considerados pela organização terrorista.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895