Alemanha autoriza construção do túnel submarino mais longo do mundo

Alemanha autoriza construção do túnel submarino mais longo do mundo

Infraestrutura com mais de 18 quilômetros de extensão poderá ser usada a partir de 2029

AFP

Túnel irá ligar a Alemanha à Dinamarca

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Após anos de processos, a Justiça alemã autorizou nesta terça-feira a construção do maior túnel rodoviário e ferroviário subaquático do mundo, o Fehmarnbelt, que ligará a Dinamarca à Alemanha.

A infraestrutura, com quase 18 quilômetros de extensão, conectará a partir de 2029 as ilhas dinamarquesas de Lolland-Falster (ao sul de Copenhague) com a região alemã de Schleswig-Holstein, passando sob o mar Báltico. Com o início das obras na parte dinamarquesa previsto para 1º de janeiro de 2021, na Alemanha as obras estavam suspensas há anos devido a inúmeros recursos judiciais.

Os opositores deste projeto formam um grupo heterogêneo de ambientalistas, que temem a destruição da flora e da fauna do entorno, e empresas de balsas, que desaprovam essa competição potencial a seus negócios. O mais alto tribunal administrativo alemão rejeitou, porém, seus argumentos nesta terça-feira, pois considerou que não havia risco significativo para o transporte marítimo ou para a natureza.

Somente uma decisão contrária do Tribunal de Justiça da União Europeia em Luxemburgo (TJEU), que se pronunciará sobre a questão em novembro, poderia interromper o projeto. Após a sua eventual abertura em 2029, o túnel ligará a Alemanha à Dinamarca em 10 minutos de carro e 7 minutos de trem, em vez da hora que leva para a balsa cruzar o estreito de Fehmarn Belt.

O projeto, assinado entre os dois países em 2008, tem um custo global estimado em cerca de 8 bilhões de euros. Financiado por um lado pela Dinamarca e por outro pela Europa, será pago pelos seus utilizadores.


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