Alemanha inicia operação de trem que funciona com hidrogênio
Novidade pretende evitar o uso de diesel na linha ferroviária
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O executivo celebrou uma "inovação surgida de um trabalho em equipe franco-alemão, o que mostra a frutífera colaboração transfronteiriça", agora que o grupo será absorvido pela alemã Siemens. Os trens de hidrogênio são equipados com células de combustível que produzem eletricidade por meio de uma combinação de hidrogênio e oxigênio, um processo que deixa vapor e água como as únicas emissões.
O hidrogênio é obtido em uma central especial com um processo de eletrólise ao aplicar eletricidade à água, o que separa hidrogênio e oxigênio A energia da frenagem é armazenada em baterias de ion-lítio para ser reutilizada na aceleração. Os trem com "zero emissões" fazem pouco barulho e despejam apenas vapor de água. O trem de hidrogênio tem, segundo a Alstom, autonomia de 1.000 km com um tanque, similar a um trem a diesel.
A tecnologia é apresentada como uma promissora alternativa, relativamente barata, ao diesel para as linhas não eletrificadas. "Claro, comprar um trem de hidrogênio é um pouco mais caro que um trem a diesel, mas a operação é mais barata", afirmou Stefan Schrank, diretor do projeto na Alstom. Outros países demonstraram interesse, incluindo Reino Unido, Holanda, Dinamarca, Noruega, Itália, Canadá e França.