A Alemanha observa um grande aumento na chegada de homens ucranianos entre 18 e 22 anos, após a decisão do governo da Ucrânia de permitir a saída do país de jovens adultos, segundo dados obtidos nesta quarta-feira (22) pela AFP.
No final de agosto, o governo ucraniano flexibilizou a lei marcial e autorizou jovens adultos a deixarem o país, apesar do conflito com a Rússia.
Desde então, o número de chegadas de jovens ucranianos à Alemanha passou de pouco mais de uma centena por semana para superar 1 mil em média.
"É possível que se trate de uma fase de migração aumentada, consequência da nova normativa adotada pela Ucrânia, e que o número de jovens em busca de proteção volte a diminuir", declarou o Ministério do Interior alemão à AFP.
Segundo dados do sistema FREE, que contabiliza suas chegadas à Alemanha, na semana de 25 de agosto houve 138 chegadas de ucranianos entre 18 e 22 anos.
Desde então, o número aumentou e supera, em média, os 1 mil jovens. Na semana de 6 de outubro, inclusive, foram registradas 1.796 pessoas.