Mundo

Americanos batem recorde de visitas a Cuba nos primeiros meses de 2016

Governo Obama flexibilizou algumas restrições de embargo vigente desde 1962

Americanos batem recorde de visitas a Cuba nos primeiros meses de 2016
Americanos batem recorde de visitas a Cuba nos primeiros meses de 2016 Foto : Adalberto Roque / AFP / CP
Nos primeiros quatro meses de 2016, Cuba já recebeu 94.000 cidadãos americanos, um crescimento recorde de 93% com relação ao mesmo período do ano passado e que foi possível graças à flexibilização do embargo por parte do presidente Barack Obama. 

Em 2015, "foram recebidos 161.233 americanos em Cuba, um aumento de 76% em comparação com 2014 e este ano já recebemos 94.000 americanos, o que significa um crescimento de 93%", disse o ministro cubano do Turismo, Manuel Marrero. O funcionário inaugurou nesta quarta-feira, em Havana, a Feira Internacional de Turismo na presença de mais de 200 representantes do setor de 53 países, incluindo 200 empresários dos Estados Unidos.

• Atraca em Havana primeiro cruzeiro entre EUA e Cuba em meio século

Os americanos que viajam à ilha o fazem na qualidade de visitantes, pois devido ao embargo vigente desde 1962, ainda não estão autorizados a fazer turismo livremente. Mesmo assim, o governo de Obama flexibilizou algumas restrições, o que propiciou este aumento recorde de viagens. "Apesar de que as medidas que vêm sendo adotadas são insuficientes, elas contribuem a que se continue a tendência a um aumento das viagens", afirmou Marrero.

Relações diplomáticas 

Cuba e Estados Unidos restabeleceram relações diplomáticas em 20 de julho de 2015, após meio século de ruptura e antagonismo. Em setembro, Obama ampliou para doze as categorias de viajantes a Cuba. Em março, durante sua visita histórica a Havana, o presidente suprimiu a exigência que impedia viagens individuais de americanos. "Além disso, no ano passado chegaram 390.000 cidadãos cubanos residentes no país e este ano 116.000 cubanos já foram visitar sua pátria", acrescentou o funcionário.

• Obama pede reconciliação entre EUA e Cuba em discurso histórico 

Obama destacou que o acordo de restabelecimento de voos regulares entre os dois países, que deve entrar em vigor depois de agosto, "vai contribuir de forma importante" para o crescimento das viagens a partir dos Estados Unidos.

Segundo o acordo, estão previstos 110 voos diários, dos quais 20 a Havana. Também impulsionará este crescimento "a chegada de cruzeiros, entre eles a companhia americana Carnival, que como também foi notícia, pela primeira vez depois de mais de 50 anos, atracou no porto de Havana na segunda-feira passada".

• Em encontro com Raúl Castro, Obama promete que destino de Cuba não será decidido pelos EUA 


No ano passado, Cuba recebeu 3,5 milhões de turistas, 17% a mais que em 2014 e espera acolher 3,85 milhões este ano. Os ganhos da ilha com o turismo foram de 2,8 bilhões de dólares, 10,7% a mais que em 2014. Este aumento está de acordo com a tendência mundial.