Anunciado acordo entre União Europeia e Reino Unido sobre o Brexit

Anunciado acordo entre União Europeia e Reino Unido sobre o Brexit

Acerto foi classificado como justo e equilibrado pelo presidente Jean-Claude Juncker

AFP

Boris Johnson comemorou acordo entre UE e Reino Unido

publicidade

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, anunciou há pouco no Twitter que a União Europeia e o Reino Unido fecharam um acordo sobre o Brexit. "É um acordo justo e equilibrado para a UE e o Reino Unido e é um testamento de nosso compromisso em encontrar soluções", afirmou Juncker na rede social. Juncker disse ainda recomendar que a Comissão aprove o acordo.

 

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, correu às redes sociais para elogiar o acerto. "Temos um ótimo novo acordo que nos dá o controle de volta", postou no Twitter, acompanhado das hashtags #TakeBackControl, ou tomar de volta o controle, e #GetBrexitDone, vamos entregar o Brexit. 

 

O premiê não perdeu tempo e jogou a responsabilidade agora para o Parlamento britânico, dizendo que os deputados precisam finalizar o Brexit no sábado, para quando está marcada uma sessão extra para discutir o assunto. Segundo Johnson, passar a fase da aprovação do divórcio será importante para que sua administração possa focar "outras prioridades", como custo de vida, NHS (sistema público de saúde), crimes violentos e meio ambiente. 

A apreciação no Parlamento, no entanto, não deve ser fácil, já que o premiê não conta mais com a maioria no Legislativo e um de seus principais aliados, o norte-irlandês Partido Unionista Democrático (DUP, na sigla em inglês), se negou a apoiar o acordo proposto pelo Reino Unido.

Pedido por rejeição 

O líder do Partido Trabalhista, principal formação de oposição no Reino Unido, pediu aos deputados britânicos que "rejeitem" o acordo de Brexit entre Londres e a União Europeia, tornado improvável a adoção do texto, ao qual também se opõem o partido norte-irlandês DUP. "Este acordo não unirá o país e deve ser rejeitado. A melhor maneira de resolver o Brexit é dar ao povo a última palavra em uma votação popular", declarou Jeremy Corbyn, líder trabalhista, em comunicado. Essa rejeição soma-se à expressa pelo pequeno partido norte-irlandês DUP, membro de uma coalizão parlamentar com o Partido Conservador no poder, que já não tem maioria no Parlamento. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895