Aos 96 anos, Heimlich salva senhora com sua famosa "manobra"

Aos 96 anos, Heimlich salva senhora com sua famosa "manobra"

Médico criador da técnica socorreu colega que estava sufocando

AFP

publicidade

O médico Henry Heimlich, que deu seu nome a uma famosa técnica de primeiros socorros, colocou em prática, aos 96 anos, a sua "manobra" com uma colega de sua residência para idosos que estava sufocando, salvando sua vida, informou neste sábado o New York Times.

"Eu pedi um hambúrguer, e a próxima coisa que me lembro é que não conseguia respirar, eu estava sufocando", relatou ao jornal Patty Ris, de 87 anos, salva no meio do jantar pelo Dr. Heimlich. A "manobra de Heimlich", inventada em 1974 e também conhecida como compressão abdominal, consiste em se colocar atrás da vítima de um sufocamento e provocar a expulsão do que está obstruindo a via aérea ao fazer uma forte pressão com as mãos na boca do estômago da pessoa.

"Eu vi seu rosto contorcido, sua pele ficando escura e não podia falar. Eu sabia que ela estava sufocando", disse o médico americano ao New York Times. "Apliquei (a manobra) e ela se recuperou rapidamente", disse ao Cincinnati Enquirer. O ocorrido "me permitiu perceber o quão maravilhoso é ser capaz de salvar todas essas vidas", acrescentou.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895