Após encontrar vírus da poliomielite em esgoto, Nova Iorque convoca cidadãos para vacinação

Após encontrar vírus da poliomielite em esgoto, Nova Iorque convoca cidadãos para vacinação

Vírus da paralisia infantil foi detectada em amostras de junho no Condado nova-iorquino de Rockland, após ter um infectado confirmado

R7

Nova York voltará a verificar vacinas aprovadas pelo governo Trump

publicidade

O Departamento de Saúde do Estado de Nova Iorque (NYSDOH – sigla em inglês) convocou todos os cidadãos que não receberam a vacina contra a poliomielite a comparecerem nos locais de vacinação para que sejam aplicados os imunizantes contra a paralisia infantil. A recomendação serve tanto para adultos, quanto para as crianças

A decisão do NYSDOH foi tomada após o CDC (Centro de Controle de Doenças) dos Estados Unidos confirmar que foram encontradas amostras do vírus da poliomielite em águas residuais no Condado da Rockland, que fica em Nova Iorque. O estudo das águas residuais do local foi feito a partir da constatação de um infectado com a doença.

"Nos Estados Unidos, temos a sorte de ter disponível a proteção crucial oferecida pela vacinação contra a poliomielite, que protegeu nosso país e os nova-iorquinos por mais de 60 anos. Dada a rapidez com que a poliomielite pode se espalhar, agora é a hora de todos os adultos, pais , e guardião para se vacinar e seus filhos o mais rápido possível", afirmou a Comissária Estadual de Saúde, Mary T. Bassett. 

A GPLN (sigla em inglês da Rede Global de Laboratórios de Pólio), que inclui o CDC e a OMS (Organização Mundial da Saúde), confirmou que o caso dos Estados Unidos é o do tipo 2 (SL2), do tipo Sabin, os mesmos coletados em amostras em Jerusalém, Israel; e recentemente detectado do meio ambiente em Londres, Reino Unido. Mas a NYSDOH alerta que ser o mesmo tipo de vírus não implica que o caso identificado em Nova York tenha histórico de viagens a Israel ou ao Reino Unido.

O que é a poliomielite?

A poliomielite é uma doença grave e com risco de vida, que é transmitida de pessoa para pessoa. Sendo muito contagiosa, um indivíduo pode passar o vírus mesmo se estiver assintomático. Os sintomas, que podem ser leves e semelhantes aos da gripe, podem levar até 30 dias para aparecer, período durante o qual um indivíduo infectado pode transmitir o vírus a outros. Alguns casos de poliomielite podem resultar em paralisia ou morte.

Embora não haja tratamento ou cura para a paralisia infantil, é uma doença evitável por meio de vacinação segura e eficaz. A recomendação da OMS é que a vacina seja aplicada em três doses, sendo uma até os seis meses e as outras duas até o cinco anos. Sendo que a primeira é injetável e as outras duas podem ser via oral. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895