Após terremoto, El Salvador tem alerta de tsunami
capa

Após terremoto, El Salvador tem alerta de tsunami

Epicentro do tremor foi a apenas 40 quilômetros ao Sul da capital

Por
AFP

publicidade

Um alerta de tsunami foi emitido nesta quinta-feira pelas autoridades de El Salvador após um terremoto de 6,6 graus de magnitude ao largo da costa do Pacífico. Segundo o instituto de geofísica americano USGS, o epicentro do terremoto foi 40 quilômetros ao Sul da capital San Salvador, após o qual "um alerta de tsunami foi emitido", assegurou no Twitter o ministério salvadorenho do Meio Ambiente.
 

 


O tremor aconteceu às 3H03 locais (6H03 de Brasília) e seu epicentro, que teve uma profundidade de 48 km, foi situado 66 km ao sul da praia Mizata na costa do Pacífico, de acordo com um boletim do Marn. Após o terremoto, o Marn emitiu um alerta de tsunami para a costa do Pacífico. Até o momento as autoridades não informaram sobre vítimas ou danos materiais, mas a situação ainda está sendo avaliada, afirmou o diretor da Defesa Civil, Jorge Meléndez.

O corpo de bombeiros e a polícia anunciaram uma operação de rastreamento em todo o território para constatar eventuais danos. O presidente eleito do país, Nayib Bukele, escreveu no Twitter que o terremoto foi sentido "em 100% do território nacional".

 

 

 

 


O ministério da Educação anunciou a suspensão das aulas nas escolas localizadas na zona costeira como medida preventiva. O tremor, segundo as autoridades salvadorenhas, também foi sentido na Guatemala, Honduras, Nicarágua e até na Costa Rica.