Apagão atinge 47,4 milhões de pessoas na Argentina e no Uruguai
Empresa argentina Edesur informou que houve uma "falha maciça no sistema de interconexão elétrica"
publicidade
Um apagão deixou sem luz na manhã deste domingo a Argentina e o Uruguai. De acordo com a empresa de distribuição de energia uruguaia, UTE (Administração Nacional de Usinas e Transmissões Elétricas), o apagão teve início pouco depois das 7h. "Um defeito na rede argentina afetou o sistema interligado, deixando todo o território nacional sem serviço, assim como várias províncias do país vizinho", informou a empresa por meio do Twitter.
A UTE disse ainda que está levantando as causas, que já existem cidades do litoral uruguaio com o serviço de energia restabelecido e que segue trabalhando para o restabelecimento total do serviço. A empresa argentina Edesur informou que houve uma "falha maciça no sistema de interconexão elétrica".
O apagão afetou a capital, Buenos Aires, e diversas províncias do país. A empresa disse que a energia já começou a retornar em Buenos Aires, mas que o processo de normalização do serviço "exigirá várias horas." "Nosso centro de controle iniciou as demandas de padronização e lentamente começa a restaurar o serviço de energia para a rede", disse a empresa.
A Argentina e o Uruguai compartilham um sistema interconectado de energia elétrica, centralizado na Usina Binacional de Salto Grande, localizada a cerca de 450 quilômetros ao norte de Buenos Aires. O apagão afetou cerca de 47,4 milhões de habitantes, 44 milhões na Argentina e 3,4 milhões no Uruguai.
Apagão na Argentina e Uruguai não afeta o Brasil, afirma ONS
O Brasil não foi afetado pela falha no sistema elétrico que deixou Argentina e Uruguai sem energia elétrica na manhã deste domingo, segundo informações do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
De acordo com o ONS, que fiscaliza e opera a rede nacional de energia do País, trata-se de problemas nas redes dos países vizinhos, mas sem impacto na malha nacional. O órgão técnico está monitorando a situação. Informações divulgadas pela empresa Edesur apontam que uma falha na interconexão de ambos os países causou o blecaute.