"Aquarius" muda de rumo pelas más condições do mar

"Aquarius" muda de rumo pelas más condições do mar

Embarcação humanitária seguirá por costa leste de Sardenha

AFP

Embarcação humanitária seguirá por costa leste de Sardenha

publicidade

A embarcação humanitária "Aquarius" e os dois navios italianos que o acompanham, com 629 imigrantes a bordo, mudaram de rumo, devido ao estado do mar, e navegam agora próximo à costa da Sardenha - informou a ONG SOS Mediterrâneo nesta quinta-feira. "O 'Dattilo', barco da Guarda Costeira italiana que guia o comboio, decidiu mudar de itinerário.

O "Aquarius" navegará ao longo da costa leste da Sardenha para evitar o mau tempo e preservar os passageiros doentes e exaustos, de uma situação insustentável", indicou no Twitter esta ONG francesa que fretou o "Aquarius". A ONG não disse se o comboio continua tendo o porto de Valencia (leste da Espanha) como destino. Este novo itinerário alargaria o trajeto previsto para chegar à cidade espanhola.

O comboio passaria, assim, perto da ilha francesa da Córsega, cujas autoridades locais haviam oferecido acolher esses imigrantes antes de a Espanha ter sido escolhida como destino. O grupo foi socorrido no mar, frente à costa líbia, entre sábado e domingo, mas ficou parado a cerca de 30 milhas da costa maltesa pela rejeição de Itália e Malta a lhes abrir seus portos. Parte deles foi transferida para os dois navios italianos que acompanham o "Aquarius".

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895