A Argentina solicitou um empréstimo de US$ 20 bilhões (R$ 114,5 bilhões) ao Fundo Monetário Internacional (FMI), que ainda precisa ser aprovado pelo conselho de administração da instituição financeira, anunciou o ministro da Economia argentino, Luis Caputo, nesta quinta-feira (27).
"O valor é de US$ 20 bilhões", disse o ministro, que também anunciou que a Argentina está negociando "um pacote adicional" com outras organizações, como o Banco Mundial e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para fortalecer suas reservas em meio à forte pressão cambial sobre o peso.
A Argentina necessita de fundos do organismo para fortalecer suas reservas, em um contexto de nervosismo nos mercados e de crescente intervenção do Banco Central para travar a queda do peso.
Com o objetivo declarado de combater a inflação e sanear as contas públicas, o governo do ultraliberal Javier Milei aplicou um ajuste rigoroso desde que assumiu o poder em dezembro de 2022.
Quase 60% dos aposentados ganham salário mínimo, o equivalente a cerca de 265 dólares (1.506 reais), mais um bônus de cerca de 70 dólares (397 reais) que o governo congelou no ano passado, além de reduzir a entrega gratuita de medicamentos, cujo preço dobrou em um ano.