Asteroide passa a 28 mil quilômetros da Terra

Asteroide passa a 28 mil quilômetros da Terra

Corpo celeste sobrevoou região da Indonésia por volta das 17h30min

Correio do Povo e AFP

Arte da NASA ilustra aspecto do 2012 DA 14

publicidade

O asteroide 2012 DA 14 passou pelo ponto mais próximo da Terra por volta das 17h30min (horário de Brasília) desta sexta-feira. Segundo a NASA, o corpo celeste esteve a 17,5 mil milhas (cerca de 28 mil quilômetros) da superfície terrestre, na região da Indonésia. A agência espacial americana não confirma qualquer relação deste asteroide com o meteorito que caiu pela manhã, provocando pânico e deixando cerca de mil feridos na Rússia.

Esta foi a maior aproximação já prevista para um objeto tão grande. O asteroide de 45 metros. Mesmo assim, não houve riscos aos habitantes. "A distância é bastante grande da Terra e do enxame de satélites terrestres, incluindo a Estação Espacial Internacional", destacou em um comunicado. "A Nasa tem uma grande prioridade em rastrear asteroides e proteger nosso planeta deles".

O asteroide não chega aos 10 quilômetros de comprimento que tinha o meteorito que se chocou com a Terra e provocou a extinção dos dinossauros, mas é suficientemente grande para limpar uma grande região urbana se ocorrer uma colisão. A previsão é de que ele fosse visível no leste de Europa, Austrália e Ásia, fornecendo "uma oportunidade única para os pesquisadores estudarem o objeto de perto".

A Nasa estima que asteroides pequenos com o 2012 DA 14 se aproximam de nosso planeta a cada 40 anos, em média, mas só chegam a colidir a cada 1,2 mil anos. 


Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895