Cerca de 12 pessoas morreram e 30 ficaram feridas em um ataque suicida contra muçulmanos xiitas em dois ônibus no noroeste do Paquistão nesta quinta-feira, informou a polícia local. O atentado é o mais recente na conturbada região da fronteira com o Afeganistão. O motivo pode estar ligado as tensões entre os sunitas, maioria no Paquistão, e as minorias xiitas. A área fica perto de locais dominados por grupos extremistas sunitas, como o Talebã e a Al-Qaeda.
O policial Akram Ullah disse que as vítimas passavam por um posto de gasolina na cidade de Hangu quando o suicida, que estava a pé, detonou a bomba. Cinco pessoas morreram na hora e sete, no hospital, segundo Ullah. O noroeste do Paquistão enfrenta há anos a violência de extremistas islâmicos, descontentes com a guerra no Afeganistão e com a aliança entre Islamabad e Washington.
Uma ofensiva do Exército começou em outubro contra membros do Talebã no Paquistão, deixando mais de 600 mortos. A violência parece ter diminuído no país nas últimas semanas, um indício de que a operação do Exército no Waziristão do Sul pode se mostrar um impacto positivo.
Porém, as tensões sectárias são outra questão. Em geral os sunitas e xiitas vivem em paz no país, mas extremistas têm atacado líderes do outro grupo desde os atentados de 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos, que levaram milícias a lutar contra o governo paquistanês. Vários grupos extremistas sunitas do Paquistão também se aliaram ao Talebã e à Al-Qaeda, que consideram os xiitas infiéis.
Ataque suicida mata 12 e fere 30 no Paquistão
Dois ônibus com muçulmanos xiitas foram atingidos no noroeste do país